Geral

Estudantes comemoram Semana da Criança no Regimento de Polícia Montada

09/10/2014
Estudantes comemoram Semana da Criança no Regimento de Polícia Montada
Estudantes participaram de atividades recreativas e educativas como passeios a cavalo, trilhas, pescaria, entre outras brincadeiras Foto:Ailton Cruz

Estudantes participaram de atividades recreativas e educativas como passeios a cavalo, trilhas, pescaria, entre outras brincadeiras Foto:Ailton Cruz

Mais de três mil crianças de escolas públicas e privadas participam das atividades da Semana da Criança no Regimento de Polícia Montada D. Pedro I, na Chã da Jaqueira. O evento, chamado de “Proerd Kids”, que acontece nos dias 9, 8 e 10 deste mês, é organizado pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd/AL).
São diversas atividades recreativas e educativas como passeios a cavalo, trilhas, pescaria, corrida de saco, jogos de vôlei e bambolê à disposição da criançada. O Batalhão Ambiental organizou exposição de materiais apreendidos. Já o Batalhão de Operações Especiais (Bope) apresentou os cães que prestam grande contribuição ao trabalho policial.
Todas as crianças presentes já participaram das atividades desenvolvidas pelo Proerd nas escolas. Segundo a coordenadora, tenente coronel Valdenize Ferreira, a Semana da Criança é uma ótima oportunidade de reunir e integrar as crianças num momento recreativo e lúdico.
“Na sala de aula trabalhamos a prevenção às drogas. Hoje fazemos a integração do trabalho social com o lúdico, com a recreação”. A tenente-coronel Valdenize explica que estas crianças e adolescentes são multiplicadores do Proerd.
“É uma oportunidade também para as crianças desmistificarem a imagem que elas têm da polícia. Aqui elas conhecem o lado preventivo e educativo em contraste com o trabalho repressivo”, comparou a coordenadora.
A diretora da Escola de Educação Infantil Luis Calheiros Junior, no Pinheiro, elogiou o trabalho da equipe do Proerd. “É excelente o trabalho que os monitores realizam, eles conseguem interagir com as crianças mostrando, da maneira certa, o quanto a droga é perigosa”.
As meninas Raíssa e Raiana, de 11 e 10 anos, moram na comunidade ao lado do Regimento de Polícia Montada, participaram de todas as brincadeiras e atividades. “Gostei mais de passear de cavalo, foi muito bom. Nunca tinha andado não”, disse Raíssa, com os olhinhos brilhando.

12 anos de Proerd em Alagoas

O Proerd foi implantado em Alagoas em 2002 e até hoje o programa já formou mais de 60 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos, inclusive idosos. O foco é a prevenção às drogas. Orientar e ajudar as famílias que sofreram e sofrem com as drogas também é objetivo do Proerd.
Desde o início, o Proerd/AL é coordenado pela tenente-coronel Valdenize Ferreira. “Considero que tenho mais de 60 mil filhos, do coração, do amor, porque é isso que sinto ao longo de todo esse tempo no Proerd”. Em 2009, o Proerd/AL ganhou da Presidência da República, pelos 12 anos de atuação, o prêmio “Valorização à Vida”.