Geral

Empresários gaúchos vêm a Maceió conhecer o trabalho do APL Móveis

30/10/2014
Empresários gaúchos vêm a Maceió conhecer o trabalho do APL Móveis

  praia_maceio  Dezesseis empresários da cidade de Beto Gonçalves, no Rio Grande do Sul, chegam em Maceió, nesta quarta-feira (29), para conhecer o trabalho desenvolvido pelos empresários do setor moveleiro em Alagoas, especialmente do Arranjo Produtivo Local (APL) Móveis de Maceió. A visita se estende até a sexta-feira (31), e vai incluir visitas às fábricas e uma reunião com representantes desse arranjo e do APL Móveis de Arapiraca, na sede do Sebrae em Alagoas, no Centro de Maceió.
Os empresários gaúchos fazem parte do projeto de móveis desenvolvido pelo Sebrae em Bento Gonçalves, e foram atraídos a Alagoas pela organização do setor produtivo local e pelo investimento do APL de Maceió em design, o que permitiu a entrada em novos mercados, com produtos mais sofisticados. Serão visitadas as empresas que trabalham com estofados, móveis planejados e com decoração (ambientação em MDF).
Na quinta-feira (30), às 8h30, os empresários gaúchos reúnem-se no Sebrae com analistas da Unidade de Indústria (UIND), empresários e gestores dos APL Móveis de Arapiraca e Maceió. Assim, alagoanos poderão compartilhar com os colegas gaúchos a experiência de se organizar e trabalhar enquanto Arranjo Produtivo Local, além das mudanças que esse apoio gerou em seus negócios.
Na quinta à tarde, as primeiras visitas a fábricas serão nos bairros da Serraria e Ponta Verde, para conhecer empresas que lidam com estofados. Na sexta-feira (31), serão visitadas as fábricas na parte alta da cidade, no bairro do Tabuleiro do Martins. “Além de apresentar o que fazemos, esperamos também trocar experiências, comparar nossa prática com o que eles executam lá em Bento Gonçalves”, conta Hygo Matias, analista da Unidade de Indústria do Sebrae em Alagoas.
O analista acompanha o APL Móveis de Maceió desde o início de sua organização, em 2013, e defende que o trabalho com foco em design e inovação dos 50 empresários que integram o arranjo veio como uma forma de adequação ao mercado. “Com a participação em feiras, eles identificaram que essa era uma tendência, e que eles precisariam se adequar a isso para se destacar e diferenciar seu produto no mercado de móveis. E isso chamou a atenção desses empresários vindos do Rio Grande do Sul”, completa Hygo Matias.

    APL Móveis

Os Arranjos Produtivos Locais (APL) de Móveis em Alagoas estão localizados em Arapiraca, com o nome APL Móveis do Agreste, e em Maceió, com o APL Móveis de Maceió.
Em atividade há 10 anos, o APL do Agreste está hoje na segunda etapa, em que os empresários de Arapiraca reafirmaram com o Sebrae em Alagoas e a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), em 2012, o compromisso de manter a estrutura de arranjo produtivo.
São 55 empresários lidando com a fabricação e venda de móveis em Arapiraca, nos segmentos de esquadrias, estofados e móveis planejados. Este último reúne 80% dos participantes, que em breve irão se mudar para o Polo Moveleiro da cidade, onde as Empresas de Pequeno Porte (EPP) começarão a produzir em série e os empresários de negócios de menor porte vão integrar uma incubadora de empresas.
Em Maceió, o curto período de organização do APL já trouxe resultados aos empresários moveleiros em termos de organização e gestão dos negócios, além do aumento das vendas com a melhoria da qualidade do produto à medida que foram investindo no design e inovação das peças.