Geral

Em Brasília, lideranças indígenas agradecem empenho na realização dos Jogos Mundiais Indígenas

30/10/2014
Em Brasília, lideranças indígenas agradecem empenho na realização dos Jogos Mundiais Indígenas

   Audiencia_Jogos_Mundiais_Indigenas_2 O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, recebeu nesta quarta-feira (29.10), em Brasília, cerca de 20 lideranças indígenas brasileiras – entre caciques, mulheres e juventude.  O objetivo da visita de cortesia comandada pelos diretores do Comitê Intertribal, Marcos e Carlos Terena, foi de agradecimento pelo empenho do ministro e sua equipe na criação dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. O encontro contou também com a presença do senador Wellington Dias, recentemente eleito governador do Piauí e dos ex-vereadores indígenas Jeremias Xavante e Darci Javaé.
A versão pioneira do Mundial Indígena – tanto no Brasil quanto no exterior – será realizada em Palmas, em setembro de 2015. O evento reunirá etnias de 30 países e contará com a participação de cerca de 2 mil atletas guerreiros. “Nosso interesse é valorizar os indígenas em suas tradições por meio do esporte”, disse Aldo Rebelo, ao agradecer a homenagem, momento em que recebeu das mãos de Carlos Terena o primeiro modelo de logomarca do mundial. “Envolto de diversos grafismos indígenas, traços culturais e ocas, o desenho significa, o patriotismo, a universalização dos povos, numa mistura do verde refletindo fortalecimento das matas, rios e nascentes, a cor do vermelho do urucum, significa o nosso sangue e a marrom, a nossa terra”, explicou o criador da arte.Jogos_Mundiais_Indgenas
O senador Wellington Dias explicou que no Piauí constava a inexistência de indígenas e que hoje há o registro de cerca de seis mil habitantes que se assumiram aborígenes. “Eu sou um deles e meu desejo é um dia organizar os Jogos Indígenas em meu estado e quem sabe, às margens do rio Parnaíba”, revelou.
O encontro foi acompanhado pelo secretário de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) do Ministério do Esporte, Ricardo Cappelli, pelo Assessor Internacional, o embaixador Carlos Cardim e pela diretora de Políticas Intersetoriais, Andrea Ewerton. Na oportunidade, Aldo Rebelo foi presenteado pela vice-diretora do Comitê Intertribal, Maria Helena Azumezuhero, com dois instrumentos usados nos Jogos Indígenas, em Cuiabá. “A lança feita de madeira sigipa com quase dois metros de comprimento e a bola do leite de mangaba significam a nossa resistência cultural através do esporte”, disse.
O ministro conheceu o cartaz dos VII Jogos Indígenas Pataxó. Realizados pela primeira vez com patrocínio do Ministério do Esporte, o evento reunirá de 13 a 16 de novembro, em Porto Seguro, cerca de 800 guerreiros – jovens, lideranças e anciãos indígenas – em nome do esporte tradicional.  “Será uma grande honra recebê-lo em nosso evento”, convidou a liderança da Bahia, Karkaju Pataxó, ao presentear Aldo Rebelo com a camisa dos jogos.
“Nós reconhecemos que o Ministério do Exporte tem apoiado os povos em vulnerabilidade”, disse a advogada e líder indígena, Fernanda Kaingang, coordenadora dos Jogos Indígenas do Rio Grande do Sul.  A dirigente entregou o convite para que o ministro confira o evento que acontecerá em março de 2015, na cidade de Salto do Jacuí e, em seguida, o presenteou com um troféu – uma escultura  com a luta entre dois índios Kaingang e Guarani, feita por indígenas gaúchos.