Geral

Diretora do HGE apresenta avanços da unidade hospitalar na ALE

22/10/2014
Diretora do HGE apresenta avanços da unidade hospitalar na ALE

   prest Em audiência Pública realizada nesta quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), a diretora do Hospital Geral do Estado (HGE), Verônica Omena, apresentou os avanços obtidos na unidade hospitalar durante esta gestão, confirmados através dos corredores vazios.
Segundo a diretora, os indicadores da unidade hospitalar, como permanência hospitalar, taxas de infecção respiratória, mortalidade e de ocupação, comprovam a evolução que vem ocorrendo no HGE.
“Para termos uma ideia, no início do ano, por exemplo, a média de permanência de um paciente no hospital era de aproximadamente 11 dias. Hoje, devido aos avanços de cirurgia, regulação de leitos e assistência, esta média caiu para quatro dias”, explicou.
Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, evidenciou a importância das Unidades de Pronto Atendimento (Upas), como suportes para a assistência especializada do HGE. Isso porque, o maior número de atendimentos do hospital encontra-se na área Azul, destinada a pacientes de menor gravidade e que poderiam ser atendidos nestas unidades.
“O salto de qualidade é visível. O fluxo de pacientes vem funcionando bem, é perceptível a diminuição de atendimentos nos corredores. As transferências estão sendo realizadas adequadamente e a nova ala tem auxiliado a assistência. O HGE é uma unidade hospitalar de portas abertas, com uma rotatividade de atendimentos grande. No entanto, esta gestão tem conseguido permanecer com os corredores vazios e prestar um atendimento de excelência, mérito de cada profissional e da gestão,” acrescentou.
Verônica Omena salientou que houve uma redução de 80% no número de solicitações e reclamações, referentes ao apoio assistencial, de órgãos de defesa da saúde alagoana, como o Ministério Público Estadual e Defensoria Pública.
“O HGE colaborou para a redução de 20% de judicializações de demandas cirúrgicas do Estado. Em áreas como a cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial de pequeno e grande porte, cirurgia vascular com procedimentos minimamente invasivos (endovascular) e tratamento cirúrgico definitivo em ortopedia”, disse a diretora, ressaltando as áreas especializadas de Ortopedia e Vascular.
A médica explicou, ainda, como estão ocorrendo os investimentos realizados no HGE e a reestruturação da Rede de Urgência e Emergência, com o aumento dos leitos de retaguarda nas unidades de referência do Sistema Único de Saúde (SUS), que vem auxiliando na assistência do HGE.
Hoje o HGE conta com 356 leitos, a pediatria, com entrada exclusiva para as crianças, além da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). Desde o ano passado, o hospital conta com uma unidade satélite do Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), que atende exclusivamente aos pacientes do estabelecimento hospitalar.