Geral

Dia de Campo conduzido pela Emater/AL marca a I Expo Mandioca do Agreste

17/10/2014
Dia de Campo conduzido pela Emater/AL marca a I Expo Mandioca do Agreste

Diversas demonstrações sobre a mandioca foram realizadas durante o dia (Foto: Ascom Emater)

Diversas demonstrações sobre a mandioca foram realizadas durante o dia (Foto: Ascom Emater)

  Cerca de cem estudantes de agronomia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), produtores rurais e integrantes de associações participaram de um Dia de Campo, conduzido pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), na Fazenda Santa Bernadete, na divisa dos municípios de Arapiraca e Limoeiro de Anadia. A ação fez parte da agenda da I Expo Mandioca do Agreste.
A equipe de extensionistas da Emater, junto com pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), promoveram palestras e demonstraram os diversos experimentos realizados com o cultivo da mandioca. O objetivo foi atualizar estudantes e produtores a respeito de coeficientes técnicos produtivos, novas formas de manejo e plantio, além de diversas possibilidades de uso da mandioca no dia a dia das pessoas.
O presidente da Câmara Setorial Produtiva da Mandioca e seus Derivados (Cspmd), Eloízio Lopes Junior, ressaltou a importância do evento: “Esta é a primeira vez que o Estado de Alagoas promove um evento deste porte. O Dia de Campo fortalece o agricultor. Só na região do Agreste são cerca de 25 mil produtores de mandioca”.
Eloízio ainda destaca que eventos como este são essenciais para os produtores. “A Emater está envolvida desde o princípio da organização do evento e realiza um trabalho essencial,já que o produtor de mandioca aprende que existem outras formas de processar o produto, que não serve apenas para a farinha. É possível produzir outros itens, como a ração animal por exemplo”, enfatiza.
Durante o evento, os convidados percorreram cinco estações e em cada uma delas era possível acompanhar uma etapa do manejo, desde o plantio, até a venda ao público final. Entre uma estação e outra, o produtor Erigilson Leandro da Silva tirava dúvidas e examinava os equipamentos utilizados: “O Dia de Campo desenvolve na gente uma motivação; a gente vê as coisas, pergunta, tira dúvida e quando vai pra casa faz igual e vê que dá certo. Já participei de outros dias de campo e se tiver mais, eu irei! Foi bom vir, ajudou a entender melhor sobre os processos de mercado”, afirmou.
Eraldo Saturnino, gerente regional da Emater no Agreste, com sede em Arapiraca, disse que a fazenda Santa Clara foi escolhida por apresentar bom estado vegetativo, possibilitando aos produtores e estudantes visualizar melhor a evolução das variedades, as técnicas utilizadas para manejo, e tirar as dúvidas junto à equipe de pesquisa do Agreste: “A parceira entre a fazenda e a Emater já dura 12 anos e nela desenvolvemos varias pesquisas com variedades de mandioca”, ressalta o gerente regional.
Não só produtores apreciaram o evento. A Ufal marcou presença, levando um ônibus com estudantes do 7º e 9º períodos de Agronomia, entre eles, Gilberlândia Ferro e Aline Barbosa, que apreciaram a iniciativa “É bom poder ver de perto estações de pesquisa como esta. A gente acompanha o que tem sido feito, tira dúvidas e vê na prática a realização. Para quem pretende atuar diretamente no campo, é ótimo”, afirma Aline, que está no 9º período do curso.
A I Expo Mandioca do Agreste continua a acontecer na cidade de Arapiraca até o dia 19 e os eventos estarão acontecendo no mercado do artesanato e a arena gastronômica montada no shopping da cidade.