Geral

Defesa Social conduz transferência de presos para presídio federal

15/10/2014
Defesa Social conduz transferência de presos para presídio federal

Ação de transferência de presos aconteceu de maneira sigilosa (Foto: Ascom Seds)

Ação de transferência de presos aconteceu de maneira sigilosa (Foto: Ascom Seds)

Em mais uma “Operação Integrada – Ação Nordeste” realizada pela Secretária de Estado da Defesa Social de Alagoas (Seds-AL) e coordenada pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), quatro presos de alta periculosidade foram transferidos dos presídios Baldomero Cavalcanti, Cyridião Durval e Casa de Detenção (Cadeião) para o presídio federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
A ação sigilosa teve início na madrugada da terça-feira (14) e foi concluída com êxito no final da tarde do mesmo dia. Participaram da operação integrada 54 agentes das Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas (Seris), além de peritos e legistas do Instituto Médico Legal (IML).
Os detentos transferidos exerciam papel de liderança em crimes organizados e tinham envolvimento com roubos a bancos e tráfico de drogas. A transferência ocorreu de acordo com as normas de execução penal previstas em lei e determinadas pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Por questão de segurança, a identidade dos meliantes não pode ser revelada.
Alagoas foi a primeira unidade federativa, dentre as quatro regiões do Nordeste a viabilizar junto ao Poder Judiciário e Ministério da Justiça autorização para transferência dos presos. Ao todo, onze criminosos foram transferidos na segunda etapa da “Operação Integrada – Ação Nordeste”. Além de Alagoas, participaram da operação Pernambuco, Paraíba e Ceará.
De acordo com o secretário de Estado da Defesa Social de Alagoas (Seds), Diógenes Tenório, a integração das forças de segurança pública e a contribuição do Poder Judiciário representam um passo importante para prevenção e enfrentamento da criminalidade não só em Alagoas, mas em todo o País.
“O projeto piloto em execução no Nordeste executado nos moldes da operação Copa do Mundo 2014 deve ser tratado com um plano de Estado e não de Governo. Para isso é necessário o alinhamento das ações da Defesa Social com o Poder Judiciário, Ministério da Justiça e demais órgãos que integram a segurança pública”, salienta Diógenes Tenório.

    Ação Nordeste

A transferência dos presos de alta periculosidade foi a segunda iniciativa da “Operação Integrada – Ação Nordeste” executada em Alagoas. A primeira ocorreu entre os dias 2 e 4 de setembro deste ano e teve como objetivo coibir os assaltos às instituições bancárias em todo Estado.
Na ocasião foram cumpridos oito mandatos de busca e apreensão; onze mandatos de prisão; recuperados quatro veículos; apreendidos três menores infratores, seis munições, sete armas de fogo, sete veículos e drogas; presas 26 pessoas e autuados cinco pontos de vendas de explosivos sem licença do Corpo de Bombeiros.