Artigos

Defesa da esperança

24/10/2014
Defesa da esperança

    Há graves distorções nas atuais eleições presidenciais no Brasil como a virulenta campanha da grande mídia hegemônica oligárquica, familiar, junto às orientações do complexo de informação global, na tentativa de desmoralizar a democracia no País arduamente conquistada após 21 anos de arbítrio.
Para que metade da riqueza global ficasse com 1% de biliardários o “Mercado” impôs aos povos o pensamento único fascista, deseja esmagar as causas progressistas, soberania das nações, a esperança em um mundo melhor para os indivíduos, as sociedades.
As eleições presidenciais no Brasil inserem-se nesse contexto usado contra as nações dos BRICS em contínuos ataques especulativos às finanças internas, repulsa à autonomia desses países.
O que a grande mídia, o rentismo, fomentam diariamente é o ódio alucinado, a denúncia, julgamento, condenação sumária dos que a eles se opõem, a seus interesses.
Esculpem suas alternativas eleitorais e as destroem quando lhes convém. A candidatura Aécio Neves insípida, sem estatura, é parte desse projeto. Porém o mais grave tem sido o incentivo doentio dessa grande mídia ao nojo ideológico.
O Brasil ao tempo que vive um pleito eleitoral para escolha do seu futuro presidente pari passu convive com outro fenômeno: setores do  “Mercado” financeiro agem contra a democracia, fazem a defesa do golpe político-midiático. Como uma espécie de imitação da República do Galeão de redação.
A atitude do deputado Jean Wyllys, dos jornalistas Xico Sá, Fernanda Escóssia, do cineasta César Charlone, da direção da Rede contrária ao apoio a Aécio, do presidente do PSB Roberto Amaral, Luciana Genro, deputados do PSOL, de muitos intelectuais, além do apoio a Dilma é claro repúdio ao golpe midiático arquitetado à luz do dia.
Algumas pessoas que votam em Dilma dizem estar sob coação como à época da ditadura. Deve-se afirmar sem bravata: combatam com ideias não aceitem provocações, meio de cultura que se deseja, defendam a esperança, sem receio, pela vitória em 26 de outubro.
Mas o que está em curso, além dessa campanha eleitoral, é a luta contra o espectro mundial do Fascismo do Século XXI, difuso, alienante porém não menos feroz, obscurantista.
É incontornável, estratégica, a peleja em defesa do Brasil soberano, democrático, do progresso econômico, da justiça social.