Geral

Defesa Agropecuária reforça ação de combate à helicoverpa no Sertão

17/10/2014
Defesa Agropecuária reforça ação de combate à helicoverpa no Sertão

Adeal garante combate permanente à helicoverpa, agora em municípios por onde passa o Canal do Sertão (Foto: Divulgação)

Adeal garante combate permanente à helicoverpa, agora em municípios por onde passa o Canal do Sertão (Foto: Divulgação)

Apesar de novos focos da lagarta helicoverpa armigera não terem sido detectados em Alagoas, novas armadilhas serão distribuídas em alguns municípios do sertão do Estado.
De acordo com Maria José Rufino, gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal da Adeal, as armadilhas serão distribuídas em Delmiro Gouveia, Pariconha, Olho d’Água do Casado e Inhapi.
“São municípios por onde passa o Canal do Sertão. Vamos percorrer todo o trecho espalhando as armadilhas. Graças ao trabalho de conscientização de combate à praga, realizado com produtores rurais e balconistas de estabelecimentos de revenda de produtos agrotóxicos, novos focos não surgiram. Mas o trabalho é permanente”, afirmou a gerente.
Segundo Rufino, os primeiros focos da helicoverpa surgiram em Alagoas no período de estiagem, sendo detectados em dezembro do ano passado. “A época das chuvas está acabando. Vamos colocar as armadilhas para saber se um novo ciclo da helicoverpa vai começar com a estação seca”, reforçou Rufino.
Antes de iniciar o trabalho de campo, que será realizado em novembro, representantes do consócio de combate à helicoverpa participarão de uma reunião com técnicos da Adeal e da Emater/AL dos municípios que receberão as armadilhas para repassar detalhes da ação. O encontro ocorrerá em Delmiro Gouveia no escritório da Secretaria de Estado da Agricultura.
Segundo a gerente da Adeal, há uma suspeita de que a helicoverpa esteja cruzando com outros tipos de lagartas já existentes no Estado. “Há essa suspeita. Com isso, sendo encontrados adultos nestas armadilhas, vamos iniciar um trabalho para tentar capturar o maior número possível de lagartas existentes na região”, afirmou.