Geral

Cooperação técnica garante projeto do Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas

10/10/2014
Cooperação técnica garante projeto do Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas

Secretário Osvaldo Viégas conduziu o ato de assinatura do convênio - Foto Adailson Calheiros

Secretário Osvaldo Viégas conduziu o ato de assinatura do convênio – Foto Adailson Calheiros

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) assinou na última quarta-feira (9) contrato de cooperação técnica com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Fundação Universitária de Desenvolvimento, Extensão e Pesquisa (Fundepes), com o objetivo de realizar o Mapeamento Cultural – Inventário e Salvaguarda – do Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas.
O contrato proverá investimento da ordem de R$ 1,8 milhão, 48 mil, 976 reais, com financiamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e contrapartida do Governo do Estado de Alagoas, sendo a vigência de 21 meses. O acordo, firmado na sede da Secult, foi assinado pelo secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, e pelo diretor-presidente da Fundepes, Roberto Jorge Vasconcelos.
O Mapeamento Cultural que dá continuidade ao projeto de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Alagoas (PCI) será realizado através da execução de projeto desenvolvido pela Secult e o Iphan, com base nas orientações estabelecidas pelo Instituto no que se refere à coleta das informações.
O diretor-presidente da Fundepes destacou a importância da criação do convênio de levantamento da memória não tangível. “Será um trabalho novo que vai fazer servir de referência para o Brasil inteiro”, disse.
Roberto Jorge também aproveitou a ocasião para parabenizar a iniciativa: “O professor Osvaldo Viégas, como Secretário de Cultura, conclui sua gestão oferecendo a população alagoana um presente, que é a preservação desse acervo cultural de Alagoas”.
Segundo o secretário Osvaldo Viégas, o projeto de levantamento do Patrimônio Imaterial é pioneiro e único no país. “Estamos falando do intangível, das formas de expressão, e nesse sentido é um projeto inovador”, destacou. Ele agradeceu a parceria da Fundepes, ressaltando que juntos conduzem um processo que foi bastante demorado para os acertos necessários, e que envolve uma equipe significativa da Ufal, por meio de pesquisadores que irão realizar os trabalhos nos 102 municípios alagoanos.
De acordo com a superintendente de Identidade e Diversidade Cultural, da Secult, Adriana Guimarães, o próximo passo é a entrega dos relatórios da primeira etapa de realização do trabalho. “As equipes, a partir da capacitação feita pela Secult e Iphan, foram às instituições de pesquisa e fizeram o levantamento inicial de referências bibliográficas. Essa pesquisa faz parte da primeira liberação que garante, inclusive, a continuidade do projeto na próxima gestão’’, relatou.