Cidades

Arapiraca: Centro Pop apresenta números de atividades voltadas à população

29/10/2014
Arapiraca: Centro Pop apresenta números de atividades voltadas à população

    centro pop2Os números dizem muito. E, de novembro de 2013 a setembro de 2014, o Centro Especializado para a População em Situação de Rua, o Centro Pop, realizou milhares de ações voltadas à população arapiraquense.
O local que fez um ano de atividades e é situado na Rua Domingos Correia, no Centro do município, recebeu a visita da prefeita Célia Rocha e do secretário Municipal de Assistência Social, Daniel Rocha, nesta segunda-feira (27) como parte das comemorações aos 90 anos da Emancipação Política de Arapiraca.
Foram explicitados dados pela coordenadora Maria Telma Costa, mostrando que o Centro Pop atendeu neste período 211 usuários. A eles, foram feitos 111 encaminhamentos a médicos e dentistas e 83 a comunidades terapếuticas para se tratarem de seus vícios em drogas licitas e ilícitas.
Dentre as atividades no atendimento a essas pessoas em situação de risco, a unidade fez dezenas de emissões de documentação civil; cadastro no Bolsa Família; reinserção familiar; plantão social com passagens para cidade de origem; encaminhamento para a educação; atendimento a famílias; e inserção produtiva.
Com uma equipe disposta a dar o suporte necessário para jovens e adultos, são oferecidas atividades socioeducativas, encaminhamentos para programas sociais, acesso a documentação civil, higiene pessoal, alimentação e oficinas terapêuticas.
“É esse comprometimento com essas pessoas que precisam ser reinseridas que nossa gestão tem, esse cuidado com o arapiraquense. Não à toa criamos a campanha ‘Um Olhar Diferente’ para sensibilizar e conscientizar os cidadãos e comerciantes sobre a população em situação de rua. São pessoas que querem um novo rumo e nós, através do Centro Pop, trilhamos esse caminho juntos”, diz a prefeita Célia Rocha, ressaltando a parceria com as comunidades terapêuticas com a entrega de certificados.
O secretário Daniel Rocha aponta essa ferramenta como um dos grandes motivadores para que mais pessoas possam sair da situação de rua e poder voltar a estudar e a trabalhar.
Ele afirmou ainda que a próxima meta a ser batida é a implantação de uma sala de aula de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de cursos profissionalizantes, a exemplo de corte e costura, artesanato e outros que possam gerar renda para o usuário participante.

Banhos – cerca de 10 mil -, café da manhã, almoço, lanches e kits higiênicos também são serviços oferecidos pelo Centro Pop