Geral

Alunos do Pronatec são cadastrados no Sine em Coruripe

01/10/2014
Alunos do Pronatec são cadastrados no Sine em Coruripe

SEE PRONATECAlunos dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) da região de Coruripe foram cadastrados no Sistema Nacional de Empresa (Sine), numa parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e a Secretaria de Estado, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq). O cadastro foi feito pelo Sine Alagoas Móvel, em frente ao Centro de Educação Profissional e Tecnológica Maria Alice Beltrão, na cidade de Coruripe.
O serviço tem como objetivo facilitar o acesso dos alunos dos cursos profissionalizantes ao mercado de trabalho. Por isso, além do cadastro no Sine, os estudantes deram entrada na documentação para o recebimento da Carteira de Trabalho. “Foi muito boa essa iniciativa, porque se não fosse aqui, eu teria que me deslocar para Maceió para tirar a carteira profissional”, afirmou Bruna Karine Araújo Siqueira, 16 anos, aluna do curso de Tecnologia em Açúcar e Álcool do Pronatec.
O colega de curso, Jeferson Bruno da Silva Santos, 19 anos, também foi atendido na unidade móvel do Sine em Coruripe. “Além da carteira de trabalho, que devo receber dentro de 30 dias, ainda fui cadastrado no Sine”, afirmou ele, que cursa o segundo ano do Ensino Médio na Escola Estadual Lima Castro. A maioria dos alunos do Centro Alice Beltrão faz o Ensino Médio no contraturno em escolas da rede estadual de ensino.
“Nossos alunos são muito esforçados. Por isso, procuramos fazer de tudo para facilitar a vida deles”, destacou Vilma Honorato, diretora do Centro Alice Beltrão. “Decidimos solicitar esse serviço oferecido pela unidade móvel do Sine, em parceria com a Secretaria Estado da Educação e do Esporte, porque fizemos um levantamento com nossos alunos e chegamos à conclusão que cerca de 80% deles ainda não tinha a carteira de trabalho”, justificou Vilma Honorato.
Segundo ela, além de um documento importante, para facilitar o acesso dos alunos ao mercado de trabalho, todos foram cadastrados no Sine.
Sine Móvel – Chamado de Sine Volante pelos técnicos do Sistema, o Sine Alagoas Móvel é um ônibus de viagem pertencente à Seteq, totalmente equipado para atender à população dos 102 municípios alagoanos, oferecendo serviços de emissão de carteira de trabalho, intermediação de mão de obra, seguro-desemprego, captação de vagas e orientação ao trabalhador. O serviço é voltado à população do interior do Estado, principalmente os moradores das cidades mais distantes de Maceió.