Geral

Alunos da rede pública realizam mais um dia do simulado Pré-Enem

23/10/2014
Alunos da rede pública realizam mais um dia do simulado Pré-Enem
odos os alunos do 3º ano do Ensino Médio estão tendo a oportunidade de testar seus conhecimentos em todas as áreas, inclusive em Redação odos os alunos do 3º ano do Ensino Médio estão tendo a oportunidade de testar seus conhecimentos em todas as áreas, inclusive em Redação Foto: José Demétrio

Todos os alunos do 3º ano do Ensino Médio estão tendo a oportunidade de testar seus conhecimentos em todas as áreas, inclusive em Redação odos os alunos do 3º ano do Ensino Médio estão tendo a oportunidade de testar seus conhecimentos em todas as áreas, inclusive em Redação Foto: José Demétrio

    A secretária de Estado da Educação e do Esporte, Stella Albuquerque, visitou, nesta quinta-feira (23), a Escola Estadual Theo Brandão, uma das unidades onde está sendo aplicado o terceiro simulado do Pré-Enem na rede pública estadual. Todos os alunos do 3º ano do Ensino Médio estão tendo a oportunidade de testar seus conhecimentos em todas as áreas, inclusive em Redação.
Foram distribuídos 30 mil cadernos em todas a escolas da rede pública estadual que aplica o simulado até esta quinta-feira para os alunos do ensino regular e para os de Educação e Jovens e Adultos (EJA) – até a próxima segunda-feira. Durante a visita, a secretária conversou com os candidatos do Enem e enfatizou a importância da preparação para alcançar o êxito.
“Agora estão na reta final e precisam de mais concentração. Essa oportunidade é ímpar que eles devem aproveitar para conquistar uma vaga na universidade; estaremos acompanhando o resultado”, disse. A aluna Ana da Silva, 24 anos, ficou um tempo sem estudar, mas agora enxerga a oportunidade de entrar na universidade e garantir um futuro melhor.
“Estou estudando para conseguir fazer faculdade e ter um emprego. Quero algo melhor no futuro e preciso estudar. É uma oportunidade maravilhosa e um apoio muito importante”, disse. Para Ana, o simulado vai ajudar a ter mais afinidade com a prova. “Sabendo como vai ser no dia, o tempo que preciso, o tipo das questões, acredito que fica mais fácil”, explicou.
O professor de física, Gedilson Ferro, ensina há 15 anos na Escola Theo Brandão. Segundo ele, os alunos estão envolvidos no projeto e se preparam diariamente. “A gente nunca viu nada parecido aqui. É uma forma de despertar o interesse neles e o simulado possibilita o treino que é fundamental para obter um bom resultado na prova”, avaliou o professor.
Ele também destacou a importância da Redação que abordou um tema atual. “O dinamismo do conhecimento é uma característica do Enem. O exame costuma abordar temas da atualidade e, portanto, é essencial que os alunos leiam muito, desde notícias a outras leituras”, ressaltou.
Pioneirismo – O Governo do Estado, por meio da SEE, foi pioneiro ao implantar o Pré-Enem nas escolas da rede estadual com foco na preparação do aluno para o Exame Nacional do Ensino Médio por meio de aulas ao vivo que são transmitidas via satélite por professores de todo Brasil.
O sistema disponibiliza também uma plataforma web onde os alunos podem interagir e tirar dúvidas. Os alunos assistem aulas do Pré-Enem no horário oposto ao do ensino regular, respondem questões na web e é supervisionado por um monitor na sala de aula.
“Eles terão essa preparação até o dia da prova. No dia 5 de novembro, terão um aulão onde os professores irão comentar as questões do simulado. Os alunos vão poder sentir seu desempenho e identificar o que precisa estudar mais”, frisou a coordenadora do Pré-Enem, Tânia Almeida.