Geral

Alto Comando da PM conhece experiência inovadora em gestão pública da Seplande

28/10/2014
Alto Comando da PM conhece experiência inovadora em gestão pública da Seplande

dsc00041    Na manhã desta terça-feira (28), os integrantes do Alto Comando da Polícia Militar, liderados pelo comandante-geral, coronel Marcus Vinícius, estiveram na sede da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), para uma espécie de consultoria com a secretária Poliana Santana.
A Seplande, órgão que coordena a política de planejamento de Alagoas, além de desenvolver, formular e ajustar a execução dos planos plurianuais e estratégias para o desenvolvimento sustentável do Estado, visa também fomentar ações e políticas públicas voltadas para a indústria, comércio, serviços, artesanato, mineração, energia e logística, com excelência técnica continuada, de forma a atender aos requisitos legais e aos anseios de todas as partes interessadas no desenvolvimento econômico de Alagoas.
Pela referência a partir desta política de planejamento, após uma articulação do comandante, coronel Marcus Vinícius, os coronéis que integram o Alto Comando conheceram a experiência inovadora em gestão pública apresentada pela gestora da Seplande.
A secretária enfatizou que embora existam as adversidades e resistências, é necessário o primeiro passo, uma iniciativa neste processo, que às vezes pode ser lento, mas que possui desenvolvimento gradual e eficiente.
“Não se chega ao nível de excelência do dia para a noite. É um processo de convencimento, conquista, participação de todos os envolvidos. Acredito que o serviço público pode sim ser de qualidade, transparente, sério e comprometido”, destacou.
Durante a conversa, os coronéis também puderam interagir, lançando dúvidas e adaptando a discussão a situações vividas pela Polícia Militar. Para o coronel Vinícius, a ideia é de que, a partir da realidade da Seplande, referência no Estado com a conquista por duas vezes do certificado de qualidade ISO 9001, os gestores da PM possam refletir e adaptar o que for válido dentro da realidade da corporação.
“Acreditamos que é possível implantar e manter uma gestão pública voltada para uma política de resultados. Como primeiro passo, estamos articulando essa sintonia dentro do Alto Comando, por entendermos que uma boa articulação deste grupo é extremamente importante para que o objetivo seja alcançado a curto, médio e longo prazo”, destacou o comandante.
Outros assuntos tratados na reunião perpassaram questões como planejamento, orçamento, gestão de pessoas, capacitação profissional e liderança.