Geral

Alagoas participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

07/10/2014
Alagoas participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Gerente estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, Fátima Lima, disse que Semana tem capacidade de aliar saber popular e conhecimento técnico (Foto: Carla Cleto)

Gerente estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, Fátima Lima, disse que Semana tem capacidade de aliar saber popular e conhecimento técnico (Foto: Carla Cleto)

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social é o tema da 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014, que ocorre de 13 a 19 de outubro. Iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com instituições públicas, a Semana tem o objetivo de tornar a ciência um instrumento de inclusão para o desenvolvimento humano.
De acordo com a gerente estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (GCITIS), Fátima Lima, a tecnologia social é toda técnica criada para solucionar um problema social e que atenda o requisito de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade e impacto social comprovado.
“Essa tecnologia pode nascer na comunidade ou na academia e possui a capacidade de aliar saber popular e conhecimento técnico”, informou Fátima Lima. Ela ainda citou os exemplos de tecnologia social, que vão do soro caseiro que combate a desidratação, às cisternas de placas pré-moldadas que atenuam os problemas da seca.
A 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014 é uma realização é uma parceria ainda com as Secretarias de Estado da Ciência e Tecnologia, da Assistência e Desenvolvimento Social, da Cultura, da Educação, além da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, Cosems, CES e Ufal.

Programação

A abertura da Semana ocorre na segunda-feira (13), das 9h às 13h, no auditório da Procuradoria Geral do Município de Maceió. Na terça-feira (14), das 9h às 12h, na Secretaria Municipal de Saúde de Maceió ocorre a exposição de trabalhos científicos, mostra de curta e roda de conversa.
Na quinta-feira (16), das 8h às 14h, no pátio da Sesau, acontece exposição científica e mostra de curta.
Na sexta-feira (17), das 8h às 13h, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), ocorre o Café com Ciência, mostra de curta e entrega da premiação para os nove municípios que desenvolveram atividades relacionadas à Academia da Saúde na edição 2013 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
No domingo (19), das 9h às 14h, na Praça Centenário, acontece a exposição Pneus, tenda Damião Alexandrino, exposição de trabalhos premiados nas Feiras de Ciências das redes de ensino estadual e municipal e exposição com laboratório para prevenção da dengue.
LEG Gerente estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, Fátima Lima, disse que Semana tem capacidade de aliar saber popular e conhecimento técnico