Geral

Tenda do Saber incentiva leitura entre alunos da rede estadual em Maribondo

25/09/2014
Tenda do Saber incentiva leitura entre alunos da rede estadual em Maribondo
Projeto incentiva ações de leitura, dinamizações e atividades dentro e fora do ambiente escolar (Foto: Valdir Rocha)

Projeto incentiva ações de leitura, dinamizações e atividades dentro e fora do ambiente escolar (Foto: Valdir Rocha)

    Inserido no Projeto Mais Educação, a Tenda do Saber, que se assemelha a bibliotecas volantes, vem levando conhecimento e incentivando a prática de leitura entre os alunos do ensinos Fundamental e Médio e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Odete Bonfim, no município de Maribondo, além de possibilitar espaço de leitura à comunidade em geral.
A Tenda do Saber dispõe de acomodações, como mesas e cadeiras, e também possui um vasto acerco pedagógico, contribuindo para inovação de estratégias de leitura e arte de modo eficaz e prazeroso, auxiliando na formação dos alunos.
“O propósito do projeto ofertado aos alunos é incentivar ações de leitura, dinamizações de leitura e atividades referentes dentro e fora do ambiente escolar”, explica Elizabeth Berlamino, professora que coordena a Tenda na Escola Estadual Odete Barros.
Dentro do projeto, os estudantes nas diversas modalidades de ensino têm a oportunidade de leitura em clássicos, livros fundamentais, essenciais, imperdíveis da literatura brasileira, como romance, poesia, crônica ou conto de uma variedade de autores, a exemplo de Graciliano Ramos, Cecília Meireles, Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade, Euclides da Cunha, Érico Veríssimo, entre outros.
Elisabeth Berlamino explica ainda que durante os turnos os alunos sempre pedem dicas e sugestões de leitura de livros e revistas, conforme a necessidade de suas atividades dentro e fora do ambiente escolar. “Estamos sempre com os espaços preenchidos, e é grande o interesse e o gosto pela leitura dos alunos tanto da escola, como também da comunidade”, acomenta.

   Contribuição

Segundo a coordenadora Elisabeth, a Tenda do Saber já é um sucesso entre os alunos e tem despertado grande interesse pela leitura, já que é um ambiente diferenciado, principalmente nos horários de intervalos entre uma aula e outra.
Alextone Gomes, aluno do 2º ano do ensino médio, é um frequentador assíduo da Tenda do Saber. Ele destaca que a iniciativa tem contribuído de forma positiva com o desenvolvimento dos alunos, principalmente para os que vão enfrentar as provas do Enem. “Por ser um ambiente aberto se torna mais prazeroso o hábito da leitura”, confessa.
Na Tenda do Saber constam acervo clássicos literários, livros voltados com temática para a diversidade cultural, enciclopédias, dicionários da língua inglesa, livros paradidáticos, revistas sobre inclusão social, revistas de entretenimento ortográfico, folhetos sobre anatomia do corpo humano, manual de astrologia, revistas criativas, entre outros.