Geral

Sertanejos recorrem ao Centro de Acolhimento para ajuda contra as drogas

03/09/2014
Sertanejos recorrem ao Centro de Acolhimento para ajuda contra as drogas

65232_ext_arquivoCom três meses de funcionamento, a Unidade Sertão do Centro de Acolhimento para Pessoas com Dependência Química apresenta resultados que mostram ter se estabelecido como referência no atendimento à população do Alto Sertão alagoano. Situado em Delmiro Gouveia, é o único local de triagem para o projeto Acolhe Alagoas fora de Maceió, facilitando o acesso ao serviço no interior do Estado.

Assim como o Centro de Acolhimento da capital, a Unidade Sertão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, realizando triagem e oferecendo informações sobre a rede de assistência a dependentes químicos. Durante o mês de agosto, foram realizados 40 atendimentos, dos quais 28 resultaram em encaminhamento para comunidades do Acolhe Alagoas.

Para aumentar a referência do serviço de acolhimento a dependentes químicos junto à população sertaneja, a equipe técnica do Centro de Acolhimento de Delmiro Gouveia procura alinhar seu trabalho com os equipamentos municipais de assistência, como Conselho Tutelar e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), sendo que este último chegou encaminhar três adolescentes para triagem em agosto.

“Temos um bom relacionamento com a rede de assistência municipal e isso acaba facilitando que aconteça o encaminhamento de dependentes químicos quando eles procuram ajuda nos outros serviços de rede de atendimento”, conta Antônio Sandes Lima, assistente social do Centro de Acolhimento do Sertão.

Trabalho nas escolas

Outro grande fator que contribuiu na divulgação do Centro de Acolhimento foi a presença dos seus técnicos na mobilização da Semana de Combate às Drogas, entre 23 e 27 de junho. Junto com membros da Pastoral da Sobriedade, ligada à Igreja Católica, eles participaram de palestras nas escolas de Delmiro Gouveia e região.

“Passamos em um colégio estadual que tinha cerca de mil alunos, vários deles também de povoados e sítios vizinhos a Delmiro, e percebemos que depois dessas palestras a procura por informações e acolhimento aumentou muito. Infelizmente, muitas pessoas ainda em busca de internação involuntária, o que o Acolhe Alagoas não realiza, mas para estes casos, oferecemos a visita e intervenção dos Anjos da Paz”, completou Antônio Sandes.

Interiorização

 

A abertura da Unidade Sertão do Centro de Acolhimento integra a  interiorização dos serviços da Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz), um dos objetivos reforçados no Alagoas Tem Pressa, levando o serviço perto das famílias que precisam dele.

Além disso, amplia o acesso dos alagoanos à possibilidade de recuperação das drogas, ao lado das bases avançadas dos Anjos da Paz e campanhas de prevenção nas cidades do interior.

Fonte: Assessoria