Geral

Rússia adverte Ucrânia sobre adesão à Otan

04/09/2014
Rússia adverte Ucrânia sobre adesão à Otan

Membros do da Organização de Nacionalistas Ucranianos

Membros do da Organização de Nacionalistas Ucranianos

  A Rússia advertiu hoje (4) a Ucrânia de que o seu projeto de relançar o processo de adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) pode atrapalhar a busca de uma solução para o conflito no país.
O pedido da Ucrânia para iniciar a adesão à Aliança Atlântica “é uma tentativa evidente de fazer descarrilar todos os esforços visando a iniciar um diálogo para garantir a segurança nacional”, considerou o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, durante encontro com o secretário-geral do Conselho da Europa, Thorbjorn Jagland.
A Rússia espera que Kiev e os rebeldes pró-russos do Leste da Ucrânia aproveitem o plano proposto nessa quarta-feira (3) pelo presidente russo, Vladimir Putin, para “chegar a um acordo” em uma reunião em Minsk na sexta-feira, adiantou Lavrov.
O presidente ucraniano, Petro Porochenko, deve dirigir-se hoje aos líderes da Otan, durante a cúpula da organização no País de Gales.
O primeiro-ministro ucraniano, Arseni Iatseniuk, anunciou na semana passada a intenção da Ucrânia de reiniciar o processo de adesão à Aliança Atlântica em face da “agressão” russa.
Em abril de 2008, na cúpula de Bucareste, os dirigentes dos países da Otan concordaram que a Ucrânia poderia juntar-se à Aliança, o que irritou a Rússia. Mas, em 2010, o governo pró-russo do presidente Viktor Ianukovitch abandonou esse objetivo, embora mantivesse a cooperação com a organização militar.