Geral

Recitais e teatro marcam início da II Semana Literária do Cepa

02/09/2014
Recitais e teatro marcam início da II Semana Literária do Cepa

Semana Literária terá participação de mais de 5 mil estudantes das onze escolas do Cepa (Foto: José Demétrio)

Semana Literária terá participação de mais de 5 mil estudantes das onze escolas do Cepa (Foto: José Demétrio)

  Recitais de música e apresentações teatrais marcaram o início da segunda edição da Semana Literária do Cepa (Selipa). A solenidade de abertura ocorreu nesta segunda-feira (1º), às 14h, no Teatro Linda Mascarenhas, com a presença de educadores e estudantes do complexo educacional.
Uma iniciativa da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), o evento contará com a participação de mais de 5 mil estudantes das onze escolas do complexo educacional, em atividades que prosseguem até a próxima sexta-feira (5) e incluem oficinas literárias, apresentações musicais e teatrais. O objetivo é estimular o hábito da leitura entre os alunos do complexo educacional.
Este ano, a Selipa é dedicada aos autores alagoanos. Durante todo a semana, os alunos farão exposição de trabalhos acerca de nomes como Graciliano Ramos, Jorge de Lima, Ledo Ivo, Aurélio Buarque de Holanda, Guimarães Passos, Carlos Moliterno, Anilda Leão, Arriete Vilela, Ruth Quintela e Nilton Resende. Também serão homenageados alagoanos ilustres na música e teatro, a exemplo de Djavan, Hermeto Paschoal, Florentino Dias, Linda Mascarenhas e Júnior Almeida.

    Importância da leitura – A secretária-adjunta da Educação, Adriana Araujo, elogiou a organização do evento e o empenho da coordenadoria e das escolas na execução das atividades. “A Selipa é um projeto belíssimo, pois promove a literatura alagoana e o incentivo à leitura entre os jovens, uma prática essencial, pois é por meio da leitura que podemos nos expressar”, destacou na abertura do evento.
A coordenadora da 15ª CRE, Márcia Dantas, ressalta que, ao estimular o hábito da leitura, o estudante apresenta melhorias não só em Língua Portuguesa, mas em todas as disciplinas. “A leitura é o despertar do conhecimento e tem um papel fundamental na formação de cidadãos críticos. Por isso, não deixem de participar e aproveitem cada momento da Selipa”, afirmou.

    Homenagem – Cada uma das onze escolas do Cepa ficou encarregada de homenagear um autor alagoano. Caberá à Escola Maria José Loureiro fazer apresentações sobre Graciliano Ramos, enquanto Jorge de Lima será tema dos trabalhos da Escola Moreira e Silva. Aurélio Buarque de Holanda, Ledo Ivo e Arriete Vilela serão abordados, respectivamente, pelas escolas D.Pedro II, Vitorino da Rocha e Afrânio Lages.
A professora e escritora Marijose Albuquerque, autora de diversas obras infantis, será homenageada pela Escola José da Silveira Camerino e se diz honrada. “Sinto-me muito feliz por ter sido escolhida por esta escola e também honrada por estar na companhia de tantos escritores ilustres de nossa terra”, declara.

    Programação – A II Selipa conta, dentre outras atividades, com oficinas literárias, apresentações musicais e teatrais, todas focadas na cultura alagoana. Confira abaixo a programação:

Dia 2 – Apresentação de produções teatrais no Teatro Linda Mascarenhas, das 8h às 17h

Dia 3 – Apresentação e exposição de trabalhos nas tendas literárias, das 8h às 17h

Dia 4 – Apresentação de produções teatrais no Teatro Linda Mascarenhas, das 8h às 17h

Dia 5 – Oficinas de produção textual, elaboração de redação e contação de estórias nas escolas das 9h às 16h