Geral

Proprietário de Haras em Palmeira dos Índios é preso durante operação da Polícia Federal

17/09/2014
Proprietário de Haras em Palmeira dos Índios é preso durante operação da Polícia Federal

algemado-300x225Cícero Bezerra da Silva, conhecido por “Ciçinho” proprietário do Haras Padre Cícero, localizado em Palmeira dos Índios, foi preso nesta quarta-feira (17), durante a Operação denominada “PEDRA 90*”, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro que consistia na compra de entorpecente (crack) no Estado de Mato Grosso, com distribuição em todo o Nordeste, bem como a aplicação do dinheiro proveniente do tráfico de drogas em bens de luxo, tais como carros importados, imóveis, haras, cavalos de raça, fazendas, etc.

Durante a investigação, constatou-se que, entre as várias formas de dissimular o ganho proveniente com o tráfico de drogas, o grupo investia na compra de cavalos de raça para uso em circuitos de vaquejada em todo o Brasil. A polícia afirma que um dos chefes da organização é “Cicinho” e que o mesmo, recentemente, teria negociado um cavalo pelo valor de R$ 200.000,00.

De acordo com a polícia, Cicinho já teria sido alvo da Polícia Civil em Alagoas no ano de 2012, porém, conseguiu fugir antes da chegada dos policiais civis à sua residência e atualmente respondia processo em liberdade. Outro integrante da organização preso foi Nilo Soares, que utilizava uma série de nomes falsos. O mesmo se encontrava foragido da justiça do Mato Grosso, possuindo condenações por roubo e quadrilha, em Porto Velho/RO e Rondonópolis/MT e tráfico de drogas e porte ilegal de nos Estados de Alagoas e Mato Grosso.

Um dos responsáveis pela distribuição de entorpecentes da organização criminosa pelo Nordeste, apontado pela polícia é Rodrigo Ayres Neves, que foi preso em São Lourenço da Mata-PE.

A Polícia Federal em Sergipe deflagrou a Operação com o cumprimento de 08 mandados de prisão preventiva, 08 mandados de busca e apreensão e 01 mandado de condução coercitiva. Os mandados foram cumpridos nos Estados de Sergipe (Aracaju), Alagoas (Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Joaquim Gomes), Pernambuco (São Lourenço da Mata), Mato Grosso (Várzea Grande) e Pará (Marabá) todos expedidos pela 4ª Vara Criminal da Comarca de Aracaju/SE.

Drogas apreendidas

Cerca de 400 quilos de crack foram apreendidos, somente em Aracaju/SE, em menos de um ano de investigação, proveniente de tal organização desarticulada. O cumprimento dos citados mandados judiciais teve como objetivo: prender os chefes da organização, bem como descapitalizá-los com a apreensão de veículos, de bens imóveis e o bloqueio de contas bancárias.

Em Aracaju, no bairro Atalaia, foi presa Eliane Magalhães Dezan, responsável pela distribuição do entorpecente no Estado de Sergipe, na capital e interior. Na casa de Eliane foram apreendidos crack e valores em dinheiro. Outro membro da quadrilha, responsável pela remessa de drogas do Estado de Mato Grosso a Sergipe, é Fábio Antônio Dezan que foi preso na cidade de Cuiabá/MT.

Na casa de FÁBIO, também foram aprendidos drogas e valores em dinheiro. Cumpriram-se também em Aracaju/SE, outros dois mandados de prisão preventiva, em desfavor de Greuber Aristóteles Ribeiro e Deivid Roberto Dezan, os quais já teriam sido presos transportando 90 kg e 202 kg de crack. Da mesma forma, foi preso na cidade de Vitória da Conquista, Marciano Alves Fernandes, conhecido locutor de vaquejadas na região Nordeste. O mesmo já respondia perante a 4ª Vara Criminal de Aracaju/SE pelo crime de tráfico de drogas, pois fora flagrado transportando no final do ano de 2013, cerca de 65 kg de crack, em um caminhão boiadeiro.