Geral

Preparação das urnas eletrônicas para as Eleições 2014 começa neste sábado

13/09/2014
Preparação das urnas eletrônicas para as Eleições 2014 começa neste sábado

  urnaeletronica3  O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) está realizando desde a segunda-feira (08), a geração das mídias que serão utilizadas no 1º turno das eleições no Estado. O procedimento está acontecendo no Fórum Eleitoral Desembargador Moura Castro (Avenida Fernandes Lima, nº 3.487, Farol). As urnas eletrônicas que serão utilizadas em Alagoas dispõem de leitor de identificação biométrica, que reconhece as impressões digitais dos eleitores.
Após a geração das mídias será feita a preparação (carga) centralizada das urnas eletrônicas que serão utilizadas no 1º turno das Eleições Gerais de 2014 em Alagoas. O procedimento começa no sábado, 13/09, e se estende até o dia 25/09. O trabalho de carga das urnas eletrônicas será feito no galpão de armazenamento de urnas no Fórum Eleitoral de Maceió. Depois, as urnas serão transportadas para 55 zonas eleitorais do Estado para serem utilizadas no dia 5 de outubro.
A preparação das urnas eletrônicas será conduzida pela Comissão Apuradora de Votos das Eleições Gerais de 2014, presidida pelo Desembargador Eleitoral Alexandre Lenine de Jesus Pereira, e pelos componentes da Comissão de Planejamento das Eleições 2014. As atividades poderão ser acompanhadas pelos representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, dos partidos políticos e das coligações.
Para facilitar a compreensão do funcionamento da urna eletrônica, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desenvolveu, em 2010, a cartilha ” Por Dentro da Urna”, nela são respondidas as dúvidas mais frequentes dos eleitores sobre o sistema eletrônico de votação brasileiro.