Geral

Piranhas ganha Centro Xingó de Convivência com o Semiárido

16/09/2014
Piranhas ganha Centro Xingó de Convivência com o Semiárido

Durante inauguração do Centro Xingó, Teotonio lembrou ações do governo para beneficiar sertanejos (Foto: Tércio Cappello)

Durante inauguração do Centro Xingó, Teotonio lembrou ações do governo para beneficiar sertanejos (Foto: Tércio Cappello)

  O governador Teotonio Vilela Filho inaugurou nesta segunda-feira (15), no município de Piranhas, o Centro Xingó de Convivência com o Semiárido.  O local tem a finalidade de desenvolver pesquisas, capacitar técnicos e levar orientação aos criadores, melhorando a ovinocaprinocultura, apicultura e avicultura caipira. O empreendimento também conta com biofábrica para produção de sementes e mudas.
“O Governo do Estado tem demonstrado um esforço para melhorar a qualidade da produção e para implantar programas de apoio aos agricultores. Direcionamos investimentos aos pequenos produtores para a fixação do homem no campo e gerar mais desenvolvimento e cidadania para os pequenos agricultores. São essas ações que demonstram o compromisso e respeito para com aqueles que vivem e tiram da terra o seu sustento”, afirmou Teotonio Vilela Filho.
Na oportunidade, o governador também destacou o apoio dado ao sertanejo e e os programas implementados para o setor agrícola. “A agricultura tem recebido uma atenção especial por meio dos programas de fortalecimento e apoio à produção de alimentos,  que beneficiam os setores da horticultura, fruticultura, grãos e raízes. Já o Programa de Apoio à Produção Animal fortaleceu a ovinocaprinocultura, avicultura, apicultura e bovino de leite. Também temos o Programa de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (PAPL); o Programa de Apoio às Atividades não Agrícolas, direcionado ao artesanato e à agroindústria e o projeto de Comercialização da Produção Familiar”, afirmou.
Durante a solenidade , o chefe do Poder Executivo também falou sobre a revitalização do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) e dos termos de cooperação técnica assinados com os municípios para a implementação de ações conjuntas de assistência técnica e extensão rural.
O Centro surgiu  a partir da negociação entre a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e o Governo do Estado de Alagoas, visando a cessão de uso das instalações do antigo Instituto Xingó no município de Piranhas. Com a parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), com apoio financeiro do Fundo de Cooperação para Água e Saneamento (FCAS) e a coordenação do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).
Estavam presentes na solenidade o vice-reitor da Universidade Federal do Cariri, Ricardo Luiz Lange Ness;  o gerente do Centro, Chico do Bode; a presidente da Emater, Inês Pacheco e os secretários de Estado Fábio Rodrigues (Articulação Política), José Marinho (Agricultura), Marcos Vital (Infraestrutura) e Eduardo Setton (Ciência e Tecnologia), além de outras autoridades.