Geral

Oficina Rodada de Negócios foi bem avaliada por empresários

02/09/2014
Oficina Rodada de Negócios foi bem avaliada por empresários
Foz do Rio São Francisco em Piaçabuçu Foto: Wesley Menegari

Foz do Rio São Francisco em Piaçabuçu Foto: Wesley Menegari

Na avaliação de desempenho da Oficina Rodada de Negócios, 100% dos empresários participantes reconheceram que o tema ajudou na melhoria do empreendimento. Vontade de aprender e compromisso foram destaques durante a oficina que teve a participação de 40 pessoas, entre elas, gestores públicos e proprietários de estabelecimentos turísticos. O encontro aconteceu na sexta feira (29), no auditório do Sebrae, em Arapiraca.
A oficina foi voltada para empresários do destino Caminhos do São Francisco, que contemplou os municípios turísticos ribeirinhos e circunvizinhos. A Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur), em parceria com o Sebrae, visou estimular os participantes a obterem êxito nas rodadas de negócios, assim como elaborar o tarifário sem prejudicar o bolso do consumidor final, principais fragilidades encontradas na região.
Participaram do evento empresários de Piaçabuçu, Piranhas, Delmiro Gouveia, Penedo e Traipu, assim como os secretários de turismo de Igreja Nova, Olho d’Água do Casado e Piaçabuçu. Eles trocaram experiências com instituições como Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), Destino Alagoas, Sebrae e Setur, focados em fomentar a atividade turística nos municípios.
“O turismo funciona bem melhor com a união dos setores público e privado. Ver o entusiasmo e engajamento de todos, nos faz perceber que estamos seguindo o caminho certo”, disse a coordenadora da Região do Baixo São Francisco, pela Setur, Sandra Villanova.

Avaliação de Desempenho

Após a oficina, foi distribuída uma ficha para que os participantes avaliassem a Rodada. Cem por cento dos empresários acharam o tema importante para o desenvolvimento do seu estabelecimento e 86% avaliaram que a oficina foi ótima. A empresária, Aline Peixoto, contou que este tipo de ação é muito importante para identificar falhas e buscar melhorias para o estabelecimento.
“A partir da Oficina, descobri que o setor de marketing do hotel está um pouco frágil, daí já foram traçados pontos para desenvolver uma estratégia mais eficiente”, disse ela, que é proprietária do Hotel São Francisco, em Penedo, ativo no mercado há 54 anos.
Os resultados do questionário, também identificaram que 86% dos empresários ainda sentem a necessidade de aprofundamento no assunto e 82% dos participantes avaliaram o tema como “ótimo” para o desenvolvimento da região.