Artigos

O Internauta

14/09/2014
O Internauta

    Por exigência dos filhos, Astrogildo comprou um computador de última geração, gostou do novo brinquedo, tornou-se internauta navegando nos sites para consultas e conversas. Toda noite entra nas salas de bate-papo da faixa etária 40 a 50 anos, apelido Lancelot. Logo apareceu uma Guinevere. Lancelot se deu bem com a distinta rainha. Conversaram horas seguidas teclando o computador.
Astrogildo homem de pouca conversa ao vivo, larga-se do mundo com sua paquera virtual, Guinevere. Passaram-se alguns meses, as conversas entraram em detalhes e intimidades. Ele confessou ser casado ter filhos e netos. Guinevere revelou ter um caso eventual com um alemão, se considera solteira.
Vera, a esposa, caçoa com a nova mania do marido, Astrogildo preferir ficar no computador a ir ao cinema. Ela exigiu diminuir o novo hábito, estava prejudicando o bom desempenho do casal. Frustrava-se ao deitar-se de banho tomado, toda cheirosinha, dormia esperando o marido, ele entretido, teclando com Guinevere.
Certa noite, ao chegar do trabalho, havia um recado de um hotel, um amigo de São Paulo queria vê-lo. Astrogildo imediatamente telefonou. Ficou abalado quando uma voz feminina atendeu:
– “Você não adivinha! É Guinevere. Não resisti ao levar uma amiga ao aeroporto hoje pela manhã em São Paulo, ela veio à Maceió, tomei o mesmo avião, vim conhecer Lancelot. Estou a sua espera a qualquer hora no hotel. Sei que é loucura, mas que fazer? Sou mulher de impulsos juvenis”.
Astrogildo respondeu alto, depois telefonaria. Vera perguntou quem estava ao telefone. “Vinicius, amigo de São Paulo, quer me ver”, respondeu displicente.
Depois do Jornal Nacional, durante a novela, arriscou convidar a esposa ir até o hotel onde estava o amigo. Com a recusa calculada, ele partiu.
Guinevere apareceu. Nem seu sorriso e simpatia conseguiram amenizar o desencanto para quem esperava uma coroa enxuta, apareceu uma macróbia, passado dos setenta anos, machucada em matéria de beleza. Abraçaram-se, conversaram sentados à beira da piscina.
Dia seguinte Astrogildo inventou viagem ao interior; pegou a longeva no hotel, partiram para o litoral sul das Alagoas. Visitaram a bela cidade de Marechal Deodoro, Museu de Arte Sacra, praia do Francês, Barra de São Miguel, Coruripe, aonde Astrogildo entrou na praia extensa de areia até a Foz do São Francisco. Almoçaram na Praia do Peba. Guinevere encantada, ficou mais dois dias em Maceió. Lancelot deu-lhe assistência. Não conversaram sobre sexo ou amor. Decepcionado com a propaganda enganosa, desistiu de namoro virtual.
Mês passado Astrogildo teve uma recaída, entrou em uma roda de conversa na internet com o apelido de Guerreiro das Alagoas. Alguém se identificou como Diana do Pastoril. Gostou da conversa interessante da conterrânea. Dias depois, ousou marcar  encontro.
Às quatro da tarde no Shopping Iguatemi em frente ao Pastel, ele de camisa amarela, sentou-se à mesa como havia combinado. Ansioso, ficou espreitando a chegada de Diana, ela acertou vestir saia azul e blusa encarnada.
Passaram-se dez minutos, Astrogildo mordia um pastel com a impressão que todos olhavam para ele; o complexo de culpa aparece quando se faz alguma coisa errada. Cumprimentou vários amigos passantes. Ficou nervoso ao ver Claudinha, sua cunhada, gostosa solteirona. Agoniado, vontade de ir embora, entretanto seu espírito aventureiro prendia-o naquele lugar. Sentiu os olhares da cunhada, desistiu, levantou-se, nesse momento Cláudia se aproximou perguntando:
“Não vá dizer que você é o Guerreiro?”.
Compreendeu que Diana era a própria cunhada. Ela também havia tido uma decepção, veio conhecer o parceiro sem o vestido combinado.
Os dois sorriram. Astrogildo pediu discrição e segredo. A partir daquele dia ele acabou com conversas e paqueras virtuais. Internet só no trabalho. Quanto à bela cunhada, foi de uma discrição exemplar, durante o inesperado encontro aflorou uma empatia mútua contida há muitos anos. O velho Guerreiro adquiriu novo hábito, um dia na semana ensaia folguedos fogosos junto à Diana do Pastoril, deixando marcas de amor nos limpos lençóis dos motéis da orla de Jacarecica.