Geral

Nova sede da Apple, nos EUA, começa a ganhar forma

02/09/2014
Nova sede da Apple, nos EUA, começa a ganhar forma
Imagem feita por drone mostra o andamento das obras da sede do Campus 2, da Apple, nos Estados Unidos - Reprodução

Imagem feita por drone mostra o andamento das obras da sede do Campus 2, da Apple, nos Estados Unidos – Reprodução

    A nova sede da Apple, em Cupertino, na Califórnia, começa a ganhar forma. Imagens feitas por um drone, que fez um vôo de oito minutos pelo local, mostram que algumas estruturas já foram erguidas, e já é possível vislumbrar como ficará o complexo, que terá uma forma circular, mais parecendo um disco voador. Chamado de Campus 2, o conjunto de prédios está sendo erguido em um terreno de 71,2 hectares e vai abrigar cerca de 12 mil funcionários quando estiver pronto, provavelmente em 2016. O que se vê agora é uma grande área de terra, onde a vegetação foi destruída e predomina a terra batida e muito pó.
A “espaçonave” foi apresentada ao público por Steve Jobs em 2011. Com design inovador, a obra inicialmente prevista para estar concluída em 2015 sofreu com atrasos para a obtenção de licenças. Em outubro do ano passado, o conselho municipal de Cupertino aprovou o projeto por unanimidade, mas apenas um mês depois, em novembro, a decisão foi ratificada pelo poder público.
O projeto aprovado tem poucas alterações em relação ao apresentado por Jobs, quatro meses antes de sua morte. Para conseguir aprovação, a empresa revisou os planos para que trabalhos de terraplanagem e remoção de terreno não sejam necessários, além de afastar um auditório com capacidade para mil pessoas para local mais distante do que o planejado. O edifício principal, de quatro andares e área construída de 2,8 milhões de metros quadrados, não sofreu alterações significativas.