Cidades

Prefeitura de Arapiraca: sustentabilidade aos moradores do Brisa do Lago

21/09/2014

Sustentabilidade. Esta é a palavra que está na boca dos moradores do Brisa do Lago. O conjunto habitacional com mais de sete mil habitantes, no bairro Olho d’Água dos Cazuzinhas, foi escolhido para abrigar o DIST – projeto de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território, em parceria com a Prefeitura de Arapiraca e a CAIXA para fomentar políticas públicas e sustentabilidade na comunidade.
Neste domingo (21) pela manhã em alusão ao Dia da Árvore, o secretário de Meio Ambiente e Saneamento, Ivens Barbosa, o coordenador do DIST, Ronaldo Camboim e representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Esporte, Cultura e de Políticas Públicas para as Mulheres plantaram mudas de árvores com a comunidade e participaram das ações do projeto ao lado da feira livre do conjunto habitacional.
O secretário de Meio Ambiente ressaltou que esta seria o quarto plantio de árvores no Brisa do Lago em um trabalho conjunto com a comunidade que apresentou os grupos de trabalhos desenvolvidos pelo DIST, a exemplo de projetos como Vassoura de Ouro que ensina as mulheres a formar grupo sustentável de limpeza e conservação, entre outros.
“Esse trabalho tem uma importância muito grande para esta comunidade que está sendo incentivada a praticar a sustentabilidade aqui e isso, de certa forma, vai transformar a vida dessas pessoas que irão melhorar sua qualidade de vida e se sustentar por si próprias”, frisou Ivens Barbosa.
Além de atividades educativas e ambientas, como arborização, grupos esportivos e culturais se apresentaram para os participantes como a roda de capoeira do grupo Arte Brasil. Foram plantadas mudas de Aroeira, Pau Ferro, Angico, Ipê Amarelo e Ipê Roxo.

Projetos de cidadania

Arapiraca foi uma das 11 cidades do o Brasil que recebeu em abril o DIST e que já vem transformando a vida das famílias do Brisa do Lago. A dona de casa Luciana Correia da Silva, 35 anos, é um exemplo dessa mudança. Ela faz parte do grupo Limpeza e Conservação e hoje vive com autoestima elevada e aprendendo a ser autônoma com a capacitação que vem recebendo com o projeto.
“Foi a melhor coisa que aconteceu aqui em nossa comunidade com este curso terei mais oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e já estou aprendendo a conquistar minha independência financeira e melhorar a vida da minha família”, disse Luciana Correia.
O projeto DIST, com investimentos de R$ 2 milhões, ficará instalado no Brisa do Lago por dois anos, ampliando, promovendo e capacitando pessoas como dona Luciana Correia.
O coordenador do DIST, Ronaldo Camboim, explicou que a escolha da comunidade para o projeto ser implantado se deu por critérios da CAIXA como tamanho populacional, renda, infraestrutura, vulnerabilidade da população, entre outros itens. Segundo ele, no Nordeste apenas Arapiraca (AL) e Salvador (BA) foram as cidades escolhidas para a implantação do DIST.
“Este projeto incentiva as pessoas para serem empreendedoras e mais que isso para que elas se interesse pelas questões socioambientais e aprendam, em comunidade, a viverem melhor e a garantir qualidade de vida”, apontou Camboim.
O presidente comunitário do Brisa do Lago, Jones Cleudston da Silva, acompanha as ações dos projetos e incentiva também a participação das crianças para que elas aprendam desde cedo uma vida social melhor.
“Os moradores estão encantados por participarem deste projeto e agradecemos sempre a prefeita Célia Rocha por dar esta oportunidade para todos nós aqui do Brisa do Lago porque os moradores não aprendem apenas a se capacitarem, mas aprendem acima de tudo se desenvolverem”, ressaltou Jones da Silva.