Geral

Maceió vai sediar debate preparatório ao Fórum Mundial da Água

02/09/2014
Maceió vai sediar debate preparatório ao Fórum Mundial da Água
Abastecimento de água no semiárido, desafios e oportunidades em cidades do interior e pequenas comunidades é um dos temas (Foto: Neno Canuto)

Abastecimento de água no semiárido, desafios e oportunidades em cidades do interior e pequenas comunidades é um dos temas (Foto: Neno Canuto)

    Maceió vai sediar, nos dias 8 e 9 deste mês, um ciclo de debates sobre água e saneamento, sob o tema “Segurança hídrica: uma visão brasileira”. Trata-se de um dos eventos preparatórios ao WWC – Fórum Mundial da Água 2015. Vários especialistas, técnicos e autoridades ligadas à área de saneamento, inclusive ministros de Estado, participarão do ciclo de palestras.
O evento, que terá como local o Hotel Ritz Lagoa da Anta, será aberto pelo governador do WWC que representará o Brasil, Newton de Lima Azevedo, e terá dois painéis, além de discursos de abertura do governador Teotonio Vilela e do diretor de Financiamento de Infraestrutura da Caixa Econômica Federal, Rogério de Paula Tavares, e de palestra magna a ser proferida pelo ministro das Cidades, Gilberto Occhi.
O Painel 1 abordará “Água e as pessoas – sustentabilidade em áreas urbanas” e terá como moderador o presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e vice-presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Álvaro Menezes. Os palestrantes e debatedores são Nélia Callado, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que se aterá ao tema “Água e esgotamento sanitário em áreas urbanas: desafios na ampliação, operação e manutenção”; Bruna Jucá Monteiro, assessora jurídica da Casal, que falará sobre “Modelos alternativos de gestão”; Antônio Carlos Dallalana, diretor da CAB Águas do Agreste, que discorrerá sobre “Aplicação de modelos alternativos de gestão”; e Vinícius Lages, ministro do Turismo, que abordará “Água e saneamento no Nordeste”.
O Painel 2 (“Água e as pessoas – sustentabilidade em áreas rurais”) terá como moderador o diretor da Gama Engenharia e Recursos Hídricos, Alex Gama. Os palestrantes e debatedores são Roberto Lobo, gerente de Desenvolvimento e Controle Operacional da Casal, que falará sobre “Abastecimento de água no semiárido – Desafios e oportunidades em cidades do interior e pequenas comunidades”; Paulo Varella (“Segurança Hídrica para o desenvolvimento em éreas urbanas e rurais”);  e Vladimir Caramori, da Ufal (“Drenagem urbana e sua importância para as pessoas”). Nesse painel também serão discutidos os “Modelos de prestação de serviços de água e esgoto em comunidades rurais”.
Inscrições: www.segurancahidrica.com.br