Geral

Líder do governo na ALE é acusado de utilizar em campanha “carro de estouro”

15/09/2014
Líder do governo na ALE é acusado de utilizar em campanha “carro de estouro”

IMG-20140912-WA0021Na sexta-feira, 12, uma denúncia chegou à redação da Tribuna do Sertão, com fotos e documentos de que o deputado-estadual Edval Gaia Filho (PSDB), líder do governo na Assembleia, está utilizando em sua campanha eleitoral um veículo que é objeto de busca e apreensão pela Justiça do Rio Grande do Norte.

O veículo de luxo, modelo Pajero, placa NOC 2503, pertencente a empresa Divino Sabor ME está na posse do parlamentar já há algum tempo.
Seria – segundo a denúncia – o chamado veículo de “estouro”, aquele que é adquirido através de financiamento bancário, com uma pequena entrada e saldo a perder de vista. Geralmente os “compradores” desse tipo de veículo não pagam as parcelas às instituições bancárias que procuram reaver o bem na Justiça.
IMG-20140912-WA0062

A denúncia que veio por e-mail à redação, logo se transformou num “viral” nas redes sociais, com as imagens e documentos que começaram a ser distribuídos por WhatsApp e também por outros meios, inclusive em uma das mensagens havia um “print” onde um sobrinho do deputado, Otto Ribeiro, filho do prefeito James Ribeiro (PSDB) defendia o tio dizendo que o “carro era alugado e que em breve seria passado para o nome dele (deputado)”.

Em um dos documentos enviados contas que o veículo de modelo Pajero, cor preta e placa NOC 2503 de Natal-RN, está em nome da Empresa Divino Sabor. A informação logo suscitou suspeitas de que o veículo seria de um empresário palmeirense que possui um estabelecimento no ramo alimentício com a mesma denominação.

A reportagem entrou em contato com Flávio Nogueira, o proprietário do estabelecimento em Palmeira dos Índios e o mesmo informou que não se tratava de sua empresa, e que a empresa que está no documento é de uma pessoa que mora em Natal.
Nogueira, o proprietário do restaurante na cidade palmeirense, disse ainda que várias pessoas estavam ligando para ele para saber do fato. O comerciante disse que ele não tem nada a ver com o assunto.

A reportagem também entrou em contato por telefone com o deputado estadual Edval Gaia Filho (PSDB) e o mesmo informou que as informações não procediam, pois ele havia comprado legalmente o veículo de um senhor identificado por Oceano Rolemberg da Silva Moura.
IMG-20140912-WA0022

Gaia disse ainda que o carro era financiado e que havia pago o valor de R$ 80 mil reais no ato do negócio e o restante (R$ 50 mil reais) iria ser pago quando a documentação fosse repassada. O deputado foi veemente ao afirmar que “eu comprei o carro e paguei uma parte como foi acertada. O que foi me passado é que é o carro está em situação legal e eu jamais iria me envolver em qualquer tipo de coisa ilegal”, disse Edval Gaia Filho.

Ainda durante a conversa por telefone o deputado informou o nome e o número da pessoa com a qual o mesmo fez o negócio.
Com as informações dadas pelo deputado, a reportagem ligou para o senhor Oceano Moura que fez questão de explicar que o automóvel é financiado e o deputado o teria comprado, mesmo sabendo que havia na Justiça um processo para revisão de juros, “fato comum no comércio de veículos” e que devido a falta de pagamento das parcelas, o veículo entrou em uma ação de busca e apreensão.
IMG-20140912-WA0020

No entanto, Oceano informou que entrou em contato várias vezes com o banco por meio de e-mails, enviando propostas para renegociar a dívida e teria inclusive vários e-mails do banco retornando com contrapropostas para quitar o débito.
“O deputado Edval Gaia não tem nada a ver com essa situação.

Eu vendi o carro a ele dizendo que eu ia resolver essa questão. Então, assim eu farei. Já entrei inclusive em contato com ele afirmando que eu vou dá outro carro no valor do que me foi pago, ou até mesmo devolver o dinheiro que ele me deu. Tenho consciência de que ele me comprou confiando na minha palavra quando eu afirmei que eu iria quitar, como realmente vou, só que eu estou esperando uma proposta melhor para resolver isso”, disse Oceano.

Leia mais na versão impressa