Cidades

Investimentos garantem crescimento na economia da região Agreste

15/09/2014
Investimentos garantem crescimento na economia da região Agreste

Em uma das intervenções do Estado, novo sistema adutor do Agreste duplicou a produção de água para Arapiraca e região; na sequência de imagens, AL 220 também potencializa desenvolvimento da região, e abaixo, o Programa Alagoas Mais Leite tem ajudado a aumentar e a diversificar a renda dos produtores rurais no Agreste (Fotos: Paulo Rios e Adaílson Calheiros)

Em uma das intervenções do Estado, novo sistema adutor do Agreste duplicou a produção de água para Arapiraca e região; na sequência de imagens, AL 220 também potencializa desenvolvimento da região, e abaixo, o Programa Alagoas Mais Leite tem ajudado a aumentar e a diversificar a renda dos produtores rurais no Agreste (Fotos: Paulo Rios e Adaílson Calheiros)

Entre as ações de infraestrutura do governo do Estado no Agreste destacam-se o novo sistema adutor e a duplicação e melhorias técnicas operacionais realizadas na rodovia AL-220. O novo sistema adutor do Agreste, inaugurado no início de agosto, duplicou a produção de água para Arapiraca e região, beneficiando 400 mil pessoas em 10 municípios. A nova Adutora do Agreste acaba com a crônica falta de água na região, principalmente em Arapiraca.
“A água chega para o bem-estar das pessoas e para o desenvolvimento. Afinal, água é vida, é progresso, por isso a água é uma das vertentes do meu governo”, afirmou o governador Teotonio Vilela, que na última sexta-feira inaugurou o Polo Agroalimentar.
A produção do sistema coletivo do Agreste passou de 1.500 m³/h (metros cúbicos por hora) para 3.000m³/h. Composto por estação de captação, localizada às margens do Rio São Francisco, em Traipu, 57 quilômetros de adutora, reservatórios, estação de tratamento de água e sistemas de interligação à rede de distribuição, o novo sistema teve investimentos de R$ 143 milhões.
A obra foi construída por meio de contrato Parceria Público-Privada (PPP) com validade de 30 anos. “Só tem duas parcerias como essa na área do saneamento no Brasil. A da Casal é pioneira no Nordeste”, ressaltou Vilela.

 Duplicação

Já a AL-220 é o principal eixo de acesso para o fluxo de mercadorias entre Maceió e o interior do Estado, principalmente dos que seguem para a Região Agreste via Arapiraca. Foram 6 km duplicados, que vão do trevo do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) ao trevo do Grupo Coringa. O governador ressaltou a importância do município para o Estado.
AL 220 “Arapiraca tem importância fundamental para a economia de Alagoas e precisa acompanhar esse novo momento de revitalização do polos industriais e de atração de novos negócios para o Estado, por isso, o governo tem melhorado a infraestrutura do município para que os investimentos também sejam feitos no Interior”, explicou.
Também foram realizadas obras de ampliação e reforma no Terminal Rodoviário de Arapiraca, um antigo pleito da população. A obra proporcionou maior fluxo de passageiros, além de mais segurança e conforto, já que o novo terminal possui instalações modernas.
O Governo Estadual tem buscado favorecer a vocação econômica de cada região e como o município de Arapiraca é referência estadual na fabricação e comercialização de móveis, foi inaugurado no final de 2011 o Polo de Madeira e Móveis, com o objetivo de desenvolver o setor. O local possui área de 96 mil m², divididos em 45 lotes que abrigam empresários individuais e empresas de pequeno e médio porte. O complexo tem sistemas de iluminação, pavimentação, drenagem, rede de abastecimento de água e esgotamento sanitário adequados.

    Agricultura

No campo das políticas agrícolas, o governador destacou a implantação de programas de apoio aos agricultores da região. “Determinei que os investimentos sejam direcionados também aos  pequenos produtores para fixar o homem no campo e trazer mais desenvolvimento e cidadania para os pequenos agricultores. Temos feito isso e é uma grande alegria. São ações que demonstram o nosso compromisso e respeito com quem vive e tira da terra o seu sustento”, disse.
Entre os programas citados, estão o de Fortalecimento e Apoio à Produção de Alimentos, que beneficia os setores da horticultura, fruticultura, grãos e raízes; o Programa de Apoio à Produção Animal, voltado para a ovinocaprinocultura, avicultura, apicultura e bovino de leite; o Programa de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (PAPL); o Programa de Apoio às Atividades não Agrícolas, direcionado ao artesanato e à agroindústria; e o projeto de Comercialização da Produção Familiar.
Por intermédio da Emater (Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas), o Estado formalizou um Termo de Parceria com o Banco do Brasil para a construção de 10 mil casas dentro do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). O governo estadual formalizou ainda Termos de Cooperação Técnica com os municípios para a implementação de ações conjuntas de Assistência Técnica e Extensão Rural, a fim de melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais de forma sustentável, por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de produção e de mecanismos de acesso a recursos, serviços e renda.

    Cooperativas e associações

O Programa Alagoas Mais Leite também é considerado de fundamental importância e atende a todos os municípios do Estado, inclusive Arapiraca. O programa aumenta a renda dos produtores rurais que comercializam sua produção, por meio de cooperativas e associações, diretamente com o governo que entrega o produto à população carente.
Alagoas mais Leite O governo também revitalizou as Estações Experimentais em Arapiraca, fornecendo equipamentos como tratores, carro, implementos agrícolas, computadores, material de escritório, ar-condicionado, frigobar, micro-ondas, notebook e impressora, para apoiar as pesquisas executadas. Foram construídas ainda, em Arapiraca, cisternas de placas, cisternas calçadões, barragens subterrâneas e tanques de pedras para a captação de água de chuvas como alternativa de acesso a água para consumo humano.