Geral

Governo inaugura Polo Agroalimentar de Arapiraca na próxima sexta-feira

08/09/2014
Governo inaugura Polo Agroalimentar de Arapiraca na próxima sexta-feira

Polo terá uma miniusina de beneficiamento de mandioca para a produção de álcool, além de biblioteca, sala de informática, auditório, salas de aula e alojamento (Foto: Assessoria Secti)

Polo terá uma miniusina de beneficiamento de mandioca para a produção de álcool, além de biblioteca, sala de informática, auditório, salas de aula e alojamento (Foto: Assessoria Secti)

  O Estado de Alagoas inaugura, na próxima sexta-feira (12), às 10h, o Polo Agroalimentar de Arapiraca, que vai prestar serviços de tecnologia voltados para o segmento de mandiocultura e hortifruticultura, contribuindo para o fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), que receberão apoio tecnológico e incentivo para a cultura da inovação.
A obra, que pertence ao Parque Tecnológico de Alagoas, é um projeto estratégico que faz parte do Programa Alagoas Tem Pressa e contempla as definições do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), que acaba de ser instituído no Estado, apontando diretrizes para os próximos dez anos na área de CT&I.
Localizado no Sítio Piauí, Povoado Bananeira, próximo à rodovia AL-102 em Arapiraca, o Polo terá uma miniusina de beneficiamento de mandioca para a produção de álcool, além de biblioteca, sala de informática, auditório, salas de aula e alojamento para abrigar pesquisadores e estudantes.
Os APLs da mandioca envolvem 14 municípios do Agreste alagoano, com cerca de 600 casas de farinha processando a produção de mais de 27 mil produtores rurais. A região também é potencial produtora de frutas e hortaliças. Todos esses segmentos econômicos poderão se beneficiar com os serviços e parcerias do Polo Agroalimentar de Arapiraca.

    Parque Tecnológico

O Parque Tecnológico – e seus polos – é um projeto do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e da Fapeal (Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas), com o apoio da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além dos municípios nos quais estão inseridos.
O investimento nos polos agroalimentares de Batalha, inaugurado no último dia 9, e de Arapiraca foi de R$ 12 milhões financiados pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos do Governo Federal), com a contrapartida do Governo do Estado, incluindo os equipamentos.
Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, a inauguração do Polo de Arapiraca é um momento histórico para Alagoas, pois mostra a preocupação do Estado em interiorizar a inovação tecnológica como forma de desenvolvimento para as produções regionais.
“O Polo vem consolidar um movimento que está em pleno crescimento no Estado nos últimos anos, o qual inclui a integração entre os setores produtivos, academia e iniciativa privada com o governo, e também a valorização da CT&I como política de estado e área estratégica para o desenvolvimento social e econômico. É um exemplo do que a inovação tecnológica pode fazer para melhorar os setores produtivos”, conclui o secretário.