Geral

Gestantes do SUS vão ganhar novos leitos obstétricos e de UCI

22/09/2014
Gestantes do SUS vão ganhar novos leitos obstétricos e de UCI

Secretário diz que novos leitos vão diminuir demanda em grandes centros de referência Foto: Ascom Sesau

Secretário diz que novos leitos vão diminuir demanda em grandes centros de referência Foto: Ascom Sesau

Para atender a demanda de atendimento a gestantes, serão disponibilizados oito novos leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatais e 10 de obstetrícia na Maternidade Nossa Senhora de Fátima, em Maceió. A inauguração dos novos serviços acontece nesta terça-feira (23), às 9h30, com a presença do governador Teotonio Vilela Filho e do secretário de Estado de Saúde, Jorge Villas Bôas.
De acordo com Jorge Villas Bôas, os novos leitos representam um avanço no atendimento às gestantes e contribui para a diminuição da demanda em grandes centros de referência. “Com estes novos leitos as gestantes alagoanas passarão a ter, ainda mais segurança no momento do parto”, afirmou.
Segundo o assessor técnico da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), Deraldo de Souza, os leitos atenderão as pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de risco habitual. “As gestantes de alto risco continuarão a ser encaminhadas para o Hospital Universitário”, ressaltou.
O assessor técnico destacou que os leitos de UCI são destinados aos cuidados de recém-nascidos que precisam de cuidados especiais e que, por recomendação médica, ainda não podem ser liberados. “A UCI atende aos pacientes que já não precisam mais do acompanhamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas que precisam permanecer na maternidade para procedimentos como ganho de peso e administração de medicações que não podem ser feitas nas residências”, ressaltou Deraldo de Souza.
As novas alas foram construídas graças à parceria firmada entre a Sesau e a unidade e o Governo do Estado investiu R$ 450 mil para adquirir os equipamentos que serão disponibilizados às usuárias do SUS. O diretor do Hospital Nossa Senhora de Fátima, Flávio de Souza, destacou que, “por meio da inauguração, as mães alagoanas irão ganhar mais uma opção de atendimento, podendo contar com a estrutura e corpo técnico especializado, que irão garantir a segurança e o cuidado humanizado às gestantes e aos recém-nascidos”, assegurou.