Geral

Fruticultores conhecem novas variedades da laranja em Santana do Mundaú

23/09/2014

Laranjal e mudas de espécies melhoradas de laranjas apresentadas em encontros com produtores em Santana do Mundaú; abaixo encontro com produtores (Fotos:Ascom Seplande)

Laranjal e mudas de espécies melhoradas de laranjas apresentadas em encontros com produtores em Santana do Mundaú; abaixo encontro com produtores (Fotos:Ascom Seplande)

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Mandioca e Fruticultura  – em parceria com o Arranjo Produtivo Local (APL) Fruticultura no Vale do Mundaú -, realizou, na segunda-feira (22), uma apresentação sobre novas variedades de laranja. A iniciativa ocorreu no município de Santana do Mundaú e contou com a presença de 80 produtores da região.
Na ocasião, os agricultores tiveram acesso a espécies melhoradas da laranja. As variedades foram criadas por meio de pesquisas da Embrapa com a articulação do APL Fruticultura no Vale do Mundaú. O encontro teve o objetivo de apresentar aos integrantes do arranjo formas de evitar pragas e doenças nas propriedades onde é desenvolvida a cultura da fruta.
De acordo com a gestora do APL Fruticultura no Vale do Mundaú, Valdelane Tenório,  uma das doenças que mais atingem as produções é a Gomose, com presença em mais de 90% dos pomares. Ela é causada pelo fungo Phytophthora parasítica e chega a matar a planta, trazendo grandes prejuízos para os produtores.
Tenório explica que o APL vem trabalhando para auxiliar cada vez mais todos os produtores envolvidos. “Diante dessas necessidades, além da palestra sobre variedades melhoradas da laranja, desenvolveremos visitas técnicas a propriedades de agricultores familiares para implantação de experimento com as variedades de citros melhoradas geneticamente”.

    Citros no Vale do Mundaú         

O tradicional cultivo de citros no Vale do Mundaú tem mais de 50 anos. Só o município de Santana do Mundaú é, em proporção territorial, o maior produtor de laranja lima do Brasil. Essa cultura é a fonte de renda de milhares de agricultores da região que buscam a manutenção de sua tradição.