Geral

Estado leva unidade móvel para atendimento a mulheres em Quebrangulo

26/09/2014
Estado leva unidade móvel para atendimento a mulheres em Quebrangulo

Ação mobilizou equipe da Secretaria e atendeu a nais de cem mulheres rurais (Foto: Ascom Semcdh)

Ação mobilizou equipe da Secretaria e atendeu a nais de cem mulheres rurais (Foto: Ascom Semcdh)

Quebrangulo é o terceiro município de Alagoas a ser visitado este mês por uma das duas Unidades Móveis de Atendimento à mulher rural em situação de violência. A ação foi realizada na quinta-feira (25) pela Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos (SEMCDH),através da Superintendência de Promoção dos Direitos e de Políticas para a Mulher  e o Forum Estadual pelo Enfrentamento à Violência Doméstica Contra as Mulheres Rurais.
A atividade específica de Quebrangulo foi realizada em parceria com Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por meio do mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR).
Estacionada na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Quebrangulo, a unidade móvel – municiada com uma equipe multidisciplinar composta de advogada,assistente social e psicóloga Jarede Viana e a presidenta do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher, Eulina Neta -, realizaram palestras, atendimento e acolhimento  a mais de 100  mulheres rurais do município.
A superintendente da Superintendência de Promoção dos Direitos e de Políticas para a Mulher, Solange Viégas, que acompanhou os trabalhos, destacou a importância da atividade por ser um momento em que as mulheres tomam conhecimento das diversas formas de violência doméstica e sobre a lei Maria da Penha.
“Essa  é a terceira viagem depois da criação do Forum. Nós vamos fazer, em média, três viagens por mês com a unidade móvel para as comunidades rurais”, destacou Izabel Padilha, coordenadora das Unidades Móveis e secretária Executiva do Fórum.
No tocante ao mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, foram oferecidas emissão de Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho, além da inscrição no CadÚnico do Governo Federal.
Também houve a participação do INSS que levou informações sobre os benefícios previdenciários e as formas de contribuição para os trabalhadores. Esse trabalho foi realizado pelas servidoras Gicéli Bibiano e Tarcília Barboza, integrantes do Programa de Educação Previdenciária.
A secretária de Mulheres da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL) e integrante do Fórum, Edjane Rodrigues, comemorou a ação no município:
“Para nós, que fazemos o movimento sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoas, é importante realizar uma atividade desse porte. Nós estávamos pleiteando isso dentro do fórum. Já fizemos, inclusive, oficinas para que pudesse fortalecer a participação do movimento social dentro do fórum”.