Geral

Em nova coleção de grife nacional, artesanato de AL consolida espaço no país

24/09/2014
Em nova coleção de grife nacional, artesanato de AL consolida espaço no país

Além do filé, artesanato em palha de ouricuri e de taboa estão na nova coleção da Cantão (Foto: Michel Rios)

Além do filé, artesanato em palha de ouricuri e de taboa estão na nova coleção da Cantão (Foto: Michel Rios)

   Mais de 200 bordadeiras do estado vão ver seu trabalho ganhar visibilidade no cenário nacional. Ao conquistar o guarda-roupa das brasileiras no verão passado, o tradicional bordado filé atraiu mais uma vez a atenção de grifes nacionais e agora renova parceria com a marca carioca Cantão, que desde o ano passado trabalha em conjunto com artesãs alagoanas.
Integrantes do grupo de profissionais certificados com o selo de Identificação Geográfica (IG) no estado, as cooperativas participam do projeto elevando a produção cultural alagoana para um novo patamar. Além de promover a geração de renda das artesãs, a parceria com a grife incentiva a integração a partir da troca de conhecimento entre o talento manual primitivo e a sofisticação do mundo fashion.
Além disso, as peças de palha de taboa, produzidas no município de Feliz Deserto, e de palha de ouricuri, das artesãs de Coruripe, também integram a proposta estética deste ano. Expandindo sua composição para além do bordado de filé, a grife carioca enxergou nos detalhes de aplicação dos acessórios uma forma de encantar as mulheres brasileiras, ao combinar os elementos tradicionais do artesanato com a leveza e sofisticação presentes na nova Coleção Primavera/Verão 2014.
A parceria não se limita à relação de vendas e produção. As bordadeiras e trançadeiras de palha recebem consultoria e qualificação de mão de obra do Sebrae, que entra como articulador do projeto.
“Dessa forma, a arte alagoana ganha notoriedade ao ser valorizada enquanto produção cultural diferenciada, sendo sinônimo de qualidade e originalidade”, explica a diretora de Design e Artesanato da Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande), Dyslene Teles. O lançamento da coleção aconteceu essa semana, durante um evento de moda em Maceió. A partir de novembro, as peças passam a compor as vitrines das lojas Cantão em todo o Brasil.