Geral

Eleição na ABI: Domingos Meirelles é eleito presidente

29/09/2014
Eleição na ABI: Domingos Meirelles é eleito presidente

   domingos-meirelles O jornalista Domingos Meirelles foi eleito, nesta sexta-feira, Presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) pela Chapa Vladimir Herzog.  Pela primeira vez na história da entidade um repórter assume a Presidência da Casa dos Jornalistas.
O filho de Vladimir Herzog, Ivo Herzog, ficou sabendo da vitória quando fazia o Caminho de Santiago de Compostela e, de lá, mandou seu recadinho para os amigos da Chapa vitoriosa, que homenageia seu pai. Ivo registrou ainda que já percorreu 650km e que ainda faltam 150km para finalizar todo o trajeto. Ele disse que vai levar mais uma semana de caminhada. Três mineiros compõem a nova diretoria da ABI: Ziraldo, Silvestre Gorgulho e Petrônio Souza Gonçalves.
Duas chapas concorreram à eleição.  A Chapa Vladimir Herzog teve 218 votos e a Chapa Prudente de Morais, neto, 147 votos, sendo apurados dois votos nulos. O pleito foi realizado em seis capitais – Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Maceió, Brasília e São Luís.
No maior colégio eleitoral da entidade, no Rio de Janeiro, com 303 eleitores, a Chapa Vladimir Herzog conquistou 167 votos e a Prudente de Morais, neto, 134. Após a apuração dos votos, o presidente da Mesa Diretora, Marcus Miranda, proclamou a vitória da Chapa Vladimir Herzog. Este foi o pleito com a maior participação de associados da história da entidade.
O novo presidente da ABI é também escritor com várias obras publicadas, entre elas “As Noite das Grandes Fogueiras – Uma História da Coluna Prestes( Prêmio Jabuti de Reportagem de 1996), e “1930”. Os Órfãos da Revolução”, vencedor do Jabuti de 2006, na categoria Ciências Humanas.