Política

Edvaldo Nascimento lança livro sobre a Educação na Pedra em Arapiraca e Água Branca

21/09/2014
Edvaldo Nascimento lança livro sobre a Educação na Pedra em Arapiraca e Água Branca

edvaldoNos dias 18 e 19, o professor e escritor Edvaldo Nascimento lançou o seu livro nas cidades de Arapiraca e Água Branca, respectivamente. A obra, que traz como título “Delmiro Gouveia e a Educação na Pedra”, foi apresentada em noite de autógrafos reunindo a primeira edição, impressa pela Viva Editora, e a segunda, impressa pela Editora do Senado Federal.
Em Arapiraca o evento reuniu lideranças, amigos e representantes de diversos segmentos que prestigiaram o trabalho. Em seu discurso, Edvaldo agradeceu a presença de todos e frisou da sua realização em editar a obra. “Este livro é uma grande realização e agradeço sempre a todos que acreditaram nesta obra que é dedicada, acima de tudo, aos sertanejos. Obrigado a todos que estiveram comigo nesta noite tão especial”, ressaltou.
Estiveram presente o ex-prefeito do município, Luciano Barbosa, candidato a vice-governador; o vice-reitor da Uneal e vice-presidente do Conselho de Igualdade Rracial Clébio Araújo; a diretora do Campus I Maria Helena de Aragão e a vice-diretora Maria do Carmo; a professora mestre da Uneal Inalda; os representantes sindicato dos técnicos administrativos da Uneal professor Andrea e Elder; o diretor do Sindicato dos Professores da Uneal professor Renan Rocha; a diretora do DCE de Arapiraca Ana Paula, além de alunos da Ufal e Uneal e representantes dos movimento negro, da capoeira e servidores municipais. Em Água Branca, o livro foi lançado no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
“Delmiro Gouveia e a Educação na Pedra” é o resultado da dissertação de mestrado que Edvaldo defendeu em março de 2012, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), onde são analisados os processos educacionais implantados pelo industrial Delmiro Augusto da Cruz Gouveia no sertão. “É uma abordagem sobre educação no sertão dominado pelos coronéis da primeira república”, reforça o professor.
O livro esteve entre as obras lançadas na VI Bienal Internacional de Alagoas, em outubro de 2013, e reuniu um grande público. Representantes de diversos segmentos, de Maceió e do sertão, estiveram presentes prestigiando o evento. Intelectuais, artistas, reitores, dirigentes partidários, empresários, representantes do poder público e do judiciário, estudantes e escritores foram saudar o autor.
Para Edvaldo ter um livro lançando durante a Bienal foi uma honra. “Este evento tem reunido grandes autores brasileiros, além do considerável número de visitantes, tornando-se o maior evento literário de Alagoas sendo, portanto, uma honra para mim ter lançado meu livro neste evento. Fico feliz em ver a história de Delmiro sendo reconhecida e só tenho a agradecer aos amigos que estiveram comigo, celebrando mais este trabalho. Foi realmente uma grande satisfação”, disse.