Geral

Desfile Cívico celebra 197 anos da Emancipação Política de Alagoas

15/09/2014
Desfile Cívico celebra 197 anos da Emancipação Política de Alagoas
Com o tema “Alagoas: Educação para a Paz- Arte, Cultura e Esporte”, mais de 4 mil pessoas em 25 pelotões vão representar as escolas e bandas Foto: Ascom SEE

Com o tema “Alagoas: Educação para a Paz- Arte, Cultura e Esporte”, mais de 4 mil pessoas em 25 pelotões vão representar as escolas e bandas Foto: Ascom SEE

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) celebra a partir das 15h, desta terça-feira (16), no Estádio Rei Pelé, no Trapiche, o desfile cívico em comemoração aos 197 anos de emancipação política de Alagoas. A população terá acesso livre ao local a partir das 13h quando os portões serão abertos.
Com o tema “Alagoas: Educação para a Paz- Arte, Cultura e Esporte”, mais de 4 mil pessoas em 25 pelotões, representando escolas das redes estadual, municipais e privadas, fanfarras, banda Polícia Militar de Alagoas e alunos da escola Tiradentes, Corpo de Bombeiros e Filarmônica Santa Cecília, de Marechal Deodoro, levarão suas mensagens de paz aos presentes.
A abertura oficial, às 15h, iniciará com a filarmônica Santa Cecília, de Marechal Deodoro, seguida da banda da Polícia Militar com a Escola Tiradentes e o pelotão das bandeiras, com os alunos do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada (Cepa). Eles representam o Brasil, Alagoas e seus 102 municípios, além das unidades do complexo educacional. Na sequência, os demais pelotões e fanfarras apresentarão diversas atrações sobre a temática central da festa, de estímulo à cultura da paz.
“Estamos preparando uma linda festa para celebrar este aniversário e o presente será para os alagoanos. Este ano, pensando principalmente em acomodar, com conforto a todos, mudamos o desfile para o estádio Rei Pelé e contamos com a presença da sociedade. Os portões serão abertos às 13h e a partir das 14h já teremos atrações”, declara a responsável pela coordenação do desfile, Genilma Barros, fazendo referência às apresentações do Corpo de Bombeiros.

   Ordem de apresentações

Os pelotões das Coordenarias Regionais e respectivas escolas seguirão a seguinte ordem de apresentação: 15ª CRE, 13ª CRE, 1ª CRE, JEAL, 2ª CRE, 3ª CRE, 3ª CRE, 4ª CRE, 5ª CRE, 6ª CRE, 7ª CRE, 8ª CRE, 9ª CRE, 10ª CRE, 11ª CRE, 12ª CRE, 14ª CRE, Semed/Maceió, Semed/Porto Calvo, Centro Cultural Adonai, Diogo Marques/Bombeiro Mirim, Escola Maria de Fátima, Colégio Ativo/Parceiros da Vida, Escola Maria José Omena e Polícia Militar/Escola Tiradentes.

    Segurança

A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL), em parceria com a SEE, adotou as providências para garantir a segurança e conforto aos presentes. No total, serão175 policiais militares que farão a segurança do evento e reforçarão o monitoramento do trânsito no local, sendo 114 militares fazendo o policiamento a pé, 49 circularão em viaturas e 12 estarão montados a cavalo. Este contingente faz parte do 1º Batalhão, da Cavalaria, do Batalhão de Polícia Especial (Bope) e do Batalhão de Trânsito (Bptran).

    Trânsito

O Batalhão de Trânsito da PM-AL e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) disponibilizou um esquema especial para o evento. Será o mesmo adotado durante as partidas de futebol que acontecem no estádio Rei Pelé, reforçando a ordem no local.
A assessoria de comunicação da SMTT informou que bloqueará nesta terça-feira (16), dois cruzamentos próximos ao estádio Rei Pelé. A partir das 14h, haverá a interdição da Avenida Siqueira Campos com a Rua Cabo Reis e a mesma avenida com Travessa Construtor José Francisco Vieira, na rua da Viação Veleiro, com liberação prevista a partir das 19h.
Em razão da estimativa de 20 mil pessoas esperadas para assistir ao desfile cívico, haverá um reforço às linhas de ônibus que têm o itinerário pelo bairro Trapiche da Barra, antes do início do evento e após o término.