Geral

Defesa Social premia gestão por resultados na segurança pública

30/09/2014
Defesa Social premia gestão por resultados na segurança pública

IMG_0415A Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) discutiu nesta terça-feira (30) os indicadores de violência em Alagoas e possíveis soluções para reduzir ainda mais a criminalidade, que registrou redução no último quadrimestre – comparado com o mesmo período dos últimos seis anos –, além de contemplar os gestores que obtiveram expressivos resultados no combate a criminalidade. As ações aconteceram durante o 1° Encontro de Resultado e Perspectivas da Segurança Pública em Alagoas, que aconteceu no Palácio do Governo.

 Durante o encontro, que reuniu autoridades da segurança pública, o coronel da Polícia Militar Vinícius Ferreira destacou a importância do trabalho com base em indicadores operacionais coordenado pela Defesa Social e executado pelos gestores das Polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros. “Os números são monitorados com base em metas de trabalho, no critério de avaliação por desempenho e no processo de redução de crimes por resultados”, salientou o militar.

“Adotamos essa metodologia a partir de indicadores e estamos colhendo resultados significativos. Poucos sabem, mas Alagoas apresentou a maior redução de homicídios no país em 2012”, lembrou o coronel Vinícius, que também acredita na consolidação do baixo índice de homicídios neste ano, num comparativo com as demais unidades federativas. O plano operacional de indicadores é executado há 11 anos em Alagoas. Atualmente, são realizadas em média 30 reuniões por mês com os agentes envolvidos para tratar o tema.

O plano de atuação dos gestores que coordenam as ações de segurança está dividido em quatro Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp) e 25 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp). As ações dos gestores têm como parâmetro os indicadores estratégicos de combate aos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVCP). Este último envolve o roubo de veículos, roubo na rua, roubos a instituições financeiras, dentre outras tipologias de crimes.

Desafios

O secretário de Estado da Defesa Social de Alagoas, Diógenes Tenório, falou dos desafios enfrentados para manter a paz e a ordem social, além de destacar o trabalho dos gestores primários no combate a criminalidade. “Este é um momento de reconhecer o esforço de todos aqueles que firmaram um compromisso com o bem estar das famílias alagoanas e não temem a luta diária contra os transgressores da lei. Parabéns pela bravura e dinamismo frente ao crime organizado”, concluiu o gestor da Seds-AL.

Ao final do encontro, os gestores participantes no evento assistiram a um vídeo com mensagens de familiares e amigos e, também, receberam um certificado como reconhecimento pelo serviço prestado. Houve ainda a apresentação de uma mensagem póstuma ao major Kyllderis Cardoso.

Foram homenageados pela Polícia Militar o tenente-coronel Claudivan de Albuquerque, tenente-coronel Mário dos Santos, tenente-coronel Joas Fontes e coronel Paulo Lima Júnior; pela Polícia Civil o delegado Robervaldo Davino, a delegada Ana Luiz de Araújo e a delegada Luci Mônica Ribeiro; e pela Defesa Social o tenente Samuel dos Santos e Ana Karoline de Cerqueira.