Geral

Coruripe ganha Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue

30/09/2014
Coruripe ganha Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue

Novo serviço irá funcionar às terças e quintas, das 8h às 13h, com uma equipe multidisciplinar (Foto: Arquivo Secom)

Novo serviço irá funcionar às terças e quintas, das 8h às 13h, com uma equipe multidisciplinar (Foto: Arquivo Secom)

  Para facilitar o acesso à doação de sangue aos moradores do Litoral Sul e Baixo São Francisco, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) inaugura, nesta quarta-feira (1º), às 9h, no Centro de Coruripe, a primeira Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) do interior do Estado. O novo serviço, que atende a todas as especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), irá funcionar às terças e quintas, das 8h às 13h, com uma equipe multidisciplinar formada por um médico, enfermeiro, assistente social, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio.
No prédio da UCT, que está localizado anexo ao Hospital Carvalho Beltrão e à Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), funcionava anteriormente uma Agência Transfusional (AT), que apenas recebia o sangue coletado e processado na sede do Hemoal, em Maceió. Após uma reforma e adequação na estrutura física da unidade, onde foram investidos mais de R$ 112 mil, o Ministério da Saúde (MS) autorizou a sua habilitação como Unidade de Coleta e Transfusão, onde será possível não apenas realizar transfusões, mas, principalmente, coletar bolsas de sangue.
Até esta terça-feira (30), para que pudessem realizar uma doação de sangue, os moradores dos municípios do Litoral Sul e Baixo São Francisco necessitavam se deslocar para Maceió, onde está situada a sede do Hemoal, ou viajar até o município de Arapiraca, que sedia o Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar). Com a inauguração da UCT de Coruripe, a Hemorrede Pública de Alagoas cumpre mais uma etapa do processo de descentralização do Hemoal, segundo ressalta a diretora do órgão, Verônica Guedes, uma vez que a unidade irá receber doações e armazenar sangue para atender os hospitais e maternidades da região.
“Este é mais um passo para continuarmos a cumprir a missão do Hemoal, que é ofertar sangue e hemocomponentes em quantidade e qualidade suficiente à demanda transfusional de Alagoas. Além de facilitar o gesto da doação de sangue para centenas de pessoas, estaremos assegurando a mesma qualidade, eficiência e humanização dos serviços já disponibilizados pelo Hemoal, em Maceió e Hemoar, em Arapiraca”, assegura Verônica Guedes.

    Automóveis e Equipamentos

Na ocasião, também será entregue novo mobiliário, a exemplo de armários, cadeiras, mesas e birôs, além de caixas térmicas com termômetro para o transporte de bolsas de sangue. A nova unidade irá contar com dois automóveis S10, que foram adquiridos pelo Ministério da Saúde (MS) e irão transportar a equipe multidisciplinar de Maceió até Coruripe e o sangue coletado todas as terças e quartas-feiras.

 Hemorrede de Alagoas

Além da UCT de Coruripe, a Hemorrede Pública de Alagoas é formada pelo Hemoal Trapiche e Farol, Hemoar de Arapiraca, pelo Núcleo de Hemoterapia do Hospital Universitário (HU), em Maceió e por oito Agências ATs. As Agências Transfusionais estão situadas na Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca; Hospital Geral do Estado (HGE) e Maternidade Escola Santa Mônica, ambas em Maceió; Hospital Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema; Hospital Santa Rita, em Palmeira dos Índios; Santa Casa de Penedo, em Penedo; Hospital São Vicente de Paula, em União dos Palmares; e Santa Casa de São Miguel dos Campos, em São Miguel dos Campos.