Geral

Coordenadores pedagógicos participam de formação do Programa Aprende mais Alagoas

15/09/2014
Coordenadores pedagógicos participam de formação do Programa Aprende mais Alagoas

  Entrega de certificados da Forma  Coordenadores pedagógicos das Coordenadorias Regionais de Educação e escolas da rede pública estadual participaram nessa sexta-feira (12) do encerramento da formação continuada do Programa Aprende Mais Alagoas. Lançado no dia 20 de agosto, o programa abrange todas as 323 escolas estaduais e vai capacitar professores para a utilização de recursos tecnológicos para o fortalecimento das práticas pedagógicas, beneficiando estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio.
Após a conclusão desta primeira etapa de formação, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) começa a entrega dos kits do programa, que incluem livros e CDs onde constam atividades em plataformas digitais que podem tanto ser realizadas pelo professor em sala de aula ou pelo aluno em casa. A ideia é abordar de forma dinâmica e interativa, conteúdos Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, dentre outras disciplinas.
A diretora de Apoio Pedagógico às Escolas da SEE, Maria José Alves, aponta os benefícios do programa para as unidades da rede estadual. “O programa tem como objetivo contribuir para a melhoria de ensino nas suas diferentes modalidades e fortalecer o aprendizado. Trata-se de uma ferramenta pedagógica muito rica, pois apresenta diversas atividades ao professor e possibilita à escola trabalhar os componentes curriculares de forma ampla, dinâmica e interativa”, frisa a diretora.

    Atrativo tecnológico – Desenvolvido com tecnologia da Pete, companhia educacional de Bauru (SP), o programa disponibiliza aos professores uma plataforma de aulas digitais, softwares educativos e ambiente virtual onde os educadores podem compartilhar experiências desenvolvidas em sala de aula.
“Quando o aluno sai do espaço tradicional da sala de aula para uma aula de laboratório, ele se abre a novas experiências educativas, visto que aquela tecnologia faz parte do seu cotidiano e permite uma abordagem mais interativa dos assuntos, tornando as aulas mais dinâmicas”, diz Rafael Salgado, gerente de projetos da Pete e responsável pela formação.
A coordenadora pedagógica da Escola Manoel de Matos, em Santana do Mundaú, Lucélia Lourenço, aprova a iniciativa e diz que o domínio das tecnologias pelos educadores é essencial no mundo atual.
“Estamos vivendo um momento diferenciado, pois os estudantes chegam à escola conectados em seus tablets e smartphones. É muito importante que o professor domine estas tecnologias e se aposse de novas práticas pedagógicas para interagir com o jovem”, avalia.