Geral

Concurso de aplicativos para melhoria da gestão pública tem inscrições abertas

19/09/2014
Concurso de aplicativos para melhoria da gestão pública tem inscrições abertas
Interessados em submeter projetos e participar concurso de aplicativos para melhoria da gestão pública já podem se inscrever (Ilustração: Google)

Interessados em submeter projetos e participar concurso de aplicativos para melhoria da gestão pública já podem se inscrever (Ilustração: Google)

    As inscrições para o concurso de aplicativos com conteúdo voltado à melhoria da Gestão Pública já estão abertas e seguem até o dia 5 de outubro. Realizado durante o III Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação (SBTI), que ocorre entre os dias 15 e 17 de outubro, no Hotel Radisson, o concurso App Gov incentivará o desenvolvimento de ideias inovadoras que tragam benefícios à sociedade.
Para a criação do aplicativo, os participantes poderão consultar dados governamentais disponibilizados na Internet, a exemplo do Portal Alagoas em Dados e Informações, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).  A plataforma oferece informações e dados socioeconômicos por meio de conteúdos didáticos e de fácil acesso ao público.
Para o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplande, Thiago Ávila, o concurso irá proporcionar ações de incentivo tecnológico e de modernização.
“Essa é uma oportunidade de estimular a população a produzir serviços inovadores, por meio da utilização de dados públicos confiáveis e de qualidade.  Os aplicativos atuarão não só como fonte de conteúdo, como também na geração direta de inovação e benefícios para a própria sociedade”, destacou.
No próximo dia 10 de outubro, o resultado da primeira fase será divulgado. Os participantes selecionados na avaliação dos critérios técnicos e de negócio, como criatividade, ineditismo, facilidade e utilidade para o público-alvo, seguirão para a etapa final. As equipes finalistas devem comparecer ao simpósio para participar da última fase do concurso, no dia 15 de outubro, quando também será avaliado o desempenho da apresentação dos grupos.
A equipe vencedora será contemplada com um prêmio especial e um curso presencial sobre “Desenvolvimento de Soluções com Dados Abertos Conectados”, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Além disso, os aplicativos selecionados serão catalogados no Portal Brasileiro de Dados Abertos, no Portal Alagoas em Dados e Informações e no site oficial do evento.
A iniciativa é idealizada pela Coordenação de Informática do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), com o apoio do Governo do Estado, por meio da Seplande e do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado (Itec). A Ufal também entra como parceira do encontro, por meio do Núcleo de Excelência em Tecnologia Social.
Os interessados em submeter projetos e participar do SBTI 2014 devem acessar o site www.sbti2014.ifal.edu.br.