Geral

Cinco funcionários da Funai morrem e um motorista fica ferido em acidente na BR-101

11/09/2014
Cinco funcionários da Funai morrem e um motorista fica ferido em acidente na BR-101
Fotos: Pollyanne Costa

Fotos: Pollyanne Costa

As vítimas foram identificadas como José Wilton Tavares Vieira Silva, 34 anos; Welton Mendonça de Farias, 40 anos, índio kariri-xocó, motorista da caminhonete da Funai e chefe da Coordenação Técnica Local de Porto Real do Colégio; Diaroni Luiz Feitosa, índio kariri-xocó; Rosivan dos Santos; e Antônio José Filho, 66 anos, cacique karapotó Terra Nova e pai de Rosivan dos Santos. Todos estavam voltando de Porto Real do Colégio e seguiam em direção à sede da Funai, no centro de Maceió.

O grave acidente deixou cinco mortos e um ferido na manhã desta quinta-feira (11), no km 91 da BR-101, próximo à Usina Uruba, em Rio Largo, região metropolitana de Maceió. A colisão envolveu uma caminhonete com funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai) e um caminhão-baú carregado de produtos de beleza.

De acordo com informações de testemunhas, a caminhonete L200 de placa OHI-2661 seguia em alta velocidade pela rodovia, quando tentou fazer uma ultrapassagem e colidiu com um caminhão MUV-1949, com placa de Rio Largo, que vinha em sentido contrário e seguia viagem para Arapiraca.

José Eli Pereira Guedes, que conduzia o caminhão, fraturou o braço direito e foi encaminhado ao Hospital Geral do Estado (HGE), no Trapiche. A assessoria da unidade informou que a vítima está em observação na área vermelha e pode receber alta médica a qualquer momento.

O caminhão seguia para Arapiraca, onde entregaria uma carga de cosméticos. Duas viaturas de incêndio e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) também foram acionadas à região.

Hamilton Botelho, assistente técnico da Funai, esteve no local do acidente e lamentou o ocorrido. “Conheço o Welton desde quando ele era criança. Eu tenho 30 anos de Funai e ando muito na estrada. Deparar-me com uma desgraça dessa é muito triste”, disse, emocionado.

E guarnição da Polícia Militar também teve de ser acionada à ocorrência para conter suposto grupo de saqueadores, que se preparava para agir. Um homem não identificado chegou a ser preso. Ele foi flagrado numa motocicleta com um saco plástico, com o qual, segundo a polícia, levaria os cosméticos do caminhão.