Geral

Caminhão-loja traz visibilidade para artesanato alagoano

08/09/2014
Caminhão-loja traz visibilidade para artesanato alagoano

Próximo local a receber o caminhão será o Polo Agroalimentar de Arapiraca (Fotos: Ascom Seplande)

Próximo local a receber o caminhão será o Polo Agroalimentar de Arapiraca (Fotos: Ascom Seplande)

O caminhão Alagoas à Mão Itinerante serviu de vitrine para os trabalhos manuais dos artesãos alagoanos, expostos nos dias 5 e 6 de setembro, em Batalha. Marcando a primeira viagem do veículo, os artistas puderam mostrar seus produtos à população local e visitantes de municípios vizinhos durante a tradicional Festa de Nossa Senhora da Penha. A iniciativa contribui para dar visibilidade e facilitar o acesso às peças produzidas pelos alagoanos, fortalecendo a cadeia produtiva no Estado.
O veículo levou ao município diversas tipologias produzidas em Alagoas, como as famosas miniaturas de Arlindo Monteiro, as peças de fibra de oricuri, esculturas, sabonetes de leite de cabra, bordados de filé. Representando os artesãos do município de Capela, foram vendidas as tradicionais sandálias de couro Xô Boi e as esculturas em madeira de Chico Cigano, dentre outras peças.
“Todos os visitantes ficavam admirados com as cores e a riqueza de detalhes dos produtos exibidos. Aos poucos, e com ações como essa, a população alagoana vai conhecendo melhor seus produtos e seus talentos, mesmo nos municípios mais afastados”, celebra a coordenadora de Design e Artesanato da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Dyslene Teles.
O próximo destino do caminhão será o Polo Agroalimentar de Arapiraca, que será inaugurado no próximo dia 12 de setembro. Em seguida, o veículo poderá ser visto no Festival do Massunim, nos dias 21 e 22 de setembro, em Feliz Deserto.

Vitrine itinerante

Em junho deste ano, dois caminhões foram adquiridos com o intuito de dinamizar a comercialização do artesanato de Alagoas. Um deles, o caminhão-loja. Já o caminhão-baú é destinado ao transporte das peças artesanais a feiras e eventos. No mês de julho, o caminhão-baú levou os produtos para serem prestigiados na Fenearte, em Pernambuco, onde cerca de 450 artesãos alagoanos puderam expor e comercializar seus produtos.
Os caminhões foram adquiridos por meio da Seplande, dentro do Programa Alagoas Tem pressa, em parceria com o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB). O investimento na compra dos veículos foi de, aproximadamente, R$ 345 mil, oriundos do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e do Distrito Federal (Proinveste).