Geral

Audiência pública debate educação em Palmeira dos Índios

24/09/2014
Audiência pública debate educação em Palmeira dos Índios
Audiência reuniu gestores, coordenadores, professores, técnicos, pais e alunos durante todo o dia (Foto: Assessoria)

Audiência reuniu gestores, coordenadores, professores, técnicos, pais e alunos durante todo o dia (Foto: Assessoria)

  Com o tema “Avaliando o Plano Estadual da Educação em Alagoas”, o Fórum Estadual Permanente de Educação de Alagoas (Fepeal) promoveu, nesta terça-feira (23) mais uma audiência pública para avaliar e sugerir propostas para o novo Plano Estadual da Educação, que vai vigorar a partir de 2015 para todas as modalidades de ensino. A audiência foi realizada no auditório do Ifal (Instituto Federal de Alagoas) de Palmeira dos Índios, durante todo o dia, e reuniu gestores, coordenadores, professores, técnicos, pais e alunos.
O encontro foi voltado para a elaboração de um novo documento para a melhoria da educação nas três esferas de ensino – estadual, municipal e privada. Como explica o coordenador do Fepeal, Juliano Brito, o Fórum se constitui num espaço inédito de interlocução entre a sociedade civil e o Estado brasileiro, que era uma reivindicação histórica da comunidade educacional e fruto de deliberação da Confederação Nacional de Educação (Conae).
Segundo Brito, em Alagoas serão realizadas 12 audiências públicas para avaliar o Plano de Educação com vigência até 2015. “O Plano é a principal política pública que reúne as propostas de educação para o estado de Alagoas, e nosso propósito é ouvir a sociedade civil organizada para a construção de um novo plano”, informa. Segundo ele, o Fórum vai avaliar e construir coletivamente um novo plano para os próximos dez anos.
Entre as finalidades do Fórum estão fomentar a participação popular no processo de concepção, implementação e avaliação da política estadual de educação; coordenar as conferências estaduais de educação; acompanhar e avaliar a implementação das deliberações das conferências e promover as articulações necessárias entre os fóruns de educação dos municípios.

Oportunidade – O Fepeal, instituído em 2012, é composto por membros que representam instituições, entidades, órgãos, organizações e movimentos sociais e sindicais, representativos dos segmentos da educação escolar e dos setores da sociedade com atuação amplamente reconhecida na melhoria da educação estadual.
Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), Consuelo Correia, a realização das audiências públicas promovidas pelo Fepeal tem um grande significado para a categoria, já que serão discutidas preposições que visam a melhoria da educação em Alagoas.  “De forma coletiva, vamos fazer uma avaliação das políticas públicas de educação, e isso diz respeito a todos os segmentos envolvidos no processo de construção de uma educação de qualidade”, diz Consuelo, representante dos trabalhadores da educação.
Cinaide dos Santos, além de ser mãe de dois estudantes, também é aluna do 9º ano da Escola Estadual João Paulo II, em Estrela de Alagoas, e não perdeu a oportunidade de participar do evento para ouvir as propostas. “É um momento importante para todos nós e vamos discutir as melhorias para a educação”, afirmou.