Geral

Profissionais de saúde recebem treinamento em ventilação mecânica

01/08/2014
Profissionais de saúde recebem treinamento em ventilação mecânica

Curso é direcionado a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e aqueles que trabalham com terapia intensiva e ventilação mecânica Foto: Ascom HGE

Curso é direcionado a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e aqueles que trabalham com terapia intensiva e ventilação mecânica Foto: Ascom HGE

Cerca de 40% dos pacientes internados nas unidades de terapia intensiva fazem uso de ventiladores pulmonares, aparelhos que auxiliam no processo respiratório. O procedimento é um dos mais utilizados no tratamento do paciente crítico e pode causar complicações quando muito prolongado.
Diante desse cenário, uma parceria entre o Hospital Geral do Estado, a APL Cardio e o Grupo Equipamed, proporcionou a realização do curso de atualização em Ventilação Mecânica no estado de Alagoas, direcionado a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e aqueles que trabalham com terapia intensiva e ventilação mecânica.
Para o médico, Marcelo Beraldo, especialista em fisiologia respiratória pela Universidade São Paulo (USP) e palestrante do evento, o curso trouxe para o publico alagoano as mais recentes atualizações na área da ventilação mecânica, além de aproximar profissionais de diversas unidades de saúde do estado.
O especialista explicou que em muitas situações o organismo é incapaz de manter o ciclo respiratório. Sendo necessário o uso dos equipamentos para auxiliá-lo. No que diz respeito à remoção dos equipamentos, Marcelo Beraldo enfatizou que, a retirada do aparelho deve ser gradativa e com o constante acompanhamento da equipe intensivista.
“Este profissional regula periodicamente o ventilador pulmonar para adequá-lo à necessidade respiratória do paciente. A precocidade dessa remoção está diretamente relacionada com riscos, como dificuldade do acesso às vias aéreas, lesões musculares respiratórias e periféricas, lesões neurológicas, gravidade da pneumonia e aumento da taxa de mortalidade”, descreveu.
Segundo o médico, nem sempre um paciente em ventilação mecânica que apresenta melhora clínica, oxigenação adequada e estabilidade hemodinâmica está apto ao processo de desmame. Para isso algumas estratégias devem ser implementadas nas UTIs, como a interrupção diária da sedação e teste de respiração espontânea (TRE).
Estiveram presentes profissionais do HGE, hospitais do Coração, do Açúcar, Sanatório, Clodolfo Rodrigues, de Santana do Ipanema e Unidade de Emergência Dr. Daniel Houly.