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Professores são qualificados em Língua Portuguesa e Matemática

12/08/2014
Professores são qualificados em Língua Portuguesa e Matemática

Objetivo é promover avanços na aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática de alunos do 4º e 8º anos por meio do uso de recursos audiovisuais lúdicos e interativos (Foto: José Demétrio)

Objetivo é promover avanços na aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática de alunos do 4º e 8º anos por meio do uso de recursos audiovisuais lúdicos e interativos (Foto: José Demétrio)

  Sessenta coordenadores pedagógicos e professores de Língua Portuguesa e Matemática da rede pública estadual iniciaram, nessa segunda-feira (11), o segundo módulo de capacitações do Programa Aprender com Micro. A formação prossegue até o próximo dia 15 na Escola Estadual Laura Dantas, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), nos dois horários.
Uma parceria entre a rede pública estadual e Grupo Actcon, o projeto tem como objetivo promover avanços na aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática de alunos do 4º e 8º anos do Ensino Fundamental por meio do uso de recursos audiovisuais lúdicos e interativos. A meta do projeto é atender 41 mil alunos de 50 escolas.
Durante toda a semana, serão trabalhadas com os professores atividades de cálculo mental, resolução de problemas, campos multiplicativo e aditivo, estratégias de leitura, produção de texto, gramática e ortografia. “Também lançamos o portal do projeto, onde os professores poderão visualizar frequências didáticas com atividades previstas para o decorrer do ano e que ajudarão no planejamento dos professores”, conta Daniel Resende, consultor do Grupo Acton.

Curiosidade – Professores e coordenadores pedagógicos que participam da capacitação dizem que o programa já apresenta resultados positivos em suas escolas. É o caso da Escola Estadual Vitorino da Rocha, no Cepa, onde 150 alunos de seis turmas do 4º ano participam da atividade.
“O Aprender com Micro faz muito uso de jogos e recursos audiovisuais, e isso prende a atenção de nossos alunos, que, apesar da pouca idade, já são bastante familiarizados com a tecnologia”, destaca Lucy Bezerra, coordenadora pedagógica da escola. Ela revela que a unidade de ensino já planeja aplicar um simulado com metodologia similar ao programa.
Professores de Matemática de quatro turmas do 8ª ano da Escola Estadual Irene Garrido, no conjunto Dubeaux Leão, Cláudio Lopes e Lucimar Pereira também apontam melhorias na capacidade de concentração dos estudantes em sala de aula.
“Essa metodologia desperta a curiosidade dos jovens, que estão muito atentos durante as atividades”, ressalta Lucimar. “Além disso, o uso dos jogos faz com que eles desenvolvam o raciocínio com mais rapidez, o que ajuda muito na tabuada”, complementa Cláudio.

Ampliação – Inicialmente, o projeto foi implantado em 13 unidades da capital, mas técnicos da rede estadual já promovem levantamento para expandi-lo para outras 37 escolas – 22 em Maceió e 15 no interior. “Nossa previsão é que as 22 escolas da capital comecem a aplicar o programa ainda este ano, enquanto as 15 do interior o façam a partir de 2015”, estima Fábio Limeira, coordenador do projeto na rede estadual.
Fábio explica que, paralelamente à expansão para outras unidades, o programa terá novas etapas de capacitação com os professores das 13 escolas iniciais. “Ao todo, teremos 160 horas de formação para os professores e o terceiro módulo da capacitação está previsto para outubro”, adianta.