Artigos

Presidente Itamar Franco

27/08/2014
Presidente Itamar Franco

    Encontrava-me, num fim de tarde, no Café anexo ao plenário do Senado Federal, quando o Senador Itamar Franco senta-se à minha mesa. Informa-me haver sido sondado por emissários dos candidatos à Presidência da República, Leonel Brizola e Fernando Collor, que desejavam ter um líder político de Minas Gerais como companheiro de chapa. É compreensível o raciocínio do Brizola e do Collor, pois, Minas possui o segundo colégio eleitoral do país. Confessa-me estar em dúvida sobre qual dos convites deverá aceitar. Adversário político de Fernando Collor, estimulo Itamar Franco a aceitar o convite de Leonel Brizola.
Em termos eleitorais, Itamar agiu corretamente. Fernando Collor transformou-se, na minha opinião,  no maior fenômeno, da História Política do Brasil. Governando um dos menores Estados da Federação, com um eleitorado inferior ao de um bairro da cidade de São Paulo, contribuindo com menos de um por cento à formação do Produto Interno Bruto, ele fundara uma pequena agremiação denominada PRN (Partido da Reconstrução Nacional) e conseguiu eleger-se Presidente da República. Não conheço exemplo igual, em nenhum país.
Possuindo, ambos, um temperamento forte e dominador, imagino, deva ter sido bastante difícil o relacionamento de Fernando Collor e Itamar Franco durante a campanha eleitoral. Empossados, tornou-se público e notório o distanciamento entre os dois líderes.
Fernando Collor é afastado do governo e Itamar Franco o assume. Enfrentando o maior desafio da sociedade brasileira dos últimos quarenta anos, um dos maiores índices inflacionários do mundo, convida o Embaixador Rubens Ricupero para o Ministério da Fazenda com a tarefa específica da implantação do Plano Real. O sucesso é absoluto. O êxito tem a mesma dimensão do problema. O Embaixador transforma-se em herói nacional. Lamentavelmente, uma inconfidência, em entrevista concedida ao jornalista Carlos Monfort, provocou um escândalo que o levaria a exonerar-se do Ministério.
Itamar Franco convida o Senador Fernando Henrique Cardoso, Ministro das Relações Exteriores, para assumir a condução da economia nacional. A popularidade do plano estende-se a Fernando Henrique que, habilmente, a capitaliza, elegendo-se, no primeiro turno das eleições de 1994, Presidente do Brasil.
Itamar Franco é um homem de personalidade complexa, mas, da maior integridade, dotado de espírito público e de uma grande consciência social. Convivemos, durante quatro anos, no Senado Federal, quando tive a oportunidade de melhor conhecê-lo. Honrou-me com sua amizade.