Cidades

Prefeitura de Maragogi vai comprar produtos da Agricultura Familiar para escolas municipais

12/08/2014
Prefeitura de Maragogi vai comprar produtos da Agricultura Familiar para escolas municipais

 17163984_1   A Prefeitura de Maragogi vai comprar produtos da agricultura familiar para a merenda dos alunos das creches e escolas municipais. A aquisição que está prevista na Lei, determina a utilização de no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação [FNDE], sem processo licitatório, para a aquisição de alimentos.
De acordo com o Prefeito Henrique Madeira, comprar alimentos da agricultura familiar implica em diminuição da evasão do campo (êxodo rural), além de contribuir para que sejam fornecidos alimentos de melhor qualidade, com maior valor nutricional, uma vez que são produtos de safra. “Um estudante bem alimentado tem mais condições de aprender e crescer intelectualmente do que um aluno que não faz bem as refeições ou sofra com as deficiências delas”, afirma.
Segundo o Secretário de Educação, Gino César, a princípio, quatro cooperativas serão responsáveis pelo fornecimento, mas a meta é ampliar ainda mais o número de produtores beneficiados. “É uma oportunidade dos nossos alunos terem produtos mais frescos e de qualidade. Mel e mandioca, que tem vocação de produção na região, são produtos que serão incluídos na merenda escolar. Além disso, com esta transferência direta de recursos, evitando atravessadores, os produtores rurais de Maragogi terão um incentivo a mais”, explica.