Geral

Pré-Uneal inicia capacitação para professores em Arapiraca

26/08/2014
Pré-Uneal inicia capacitação para professores em Arapiraca

Professores das turmas de ensino básico participam de programa de extensão da Uneal (Foto: Ascom Uneal)

Professores das turmas de ensino básico participam de programa de extensão da Uneal (Foto: Ascom Uneal)

A terceira etapa do programa de extensão “Pré-Uneal: multidimensões rumo à melhoria da Educação Básica em Alagoas” começou nesta segunda-feira (25), no Campus I da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Arapiraca. Nesta fase, o foco são os professores que lecionam nas turmas de ensino básico das escolas públicas de Arapiraca.
Os docentes participam, até sexta-feira (29), de uma formação continuada, com foco nas disciplinas de Português e Matemática. Quem leciona pela manhã deve vir para as turmas no horário da tarde e vice-versa. A formação é aberta e gratuita.
A coordenadora do Pré-Uneal, professora Maria José Houly, explica que a escolha das disciplinas se deu em virtude das dificuldades enfrentadas pelos estudantes nas duas áreas. “São as disciplinas críticas nas quais o aluno tem menos domínio. Ele tendo esse domínio, consegue avançar nas demais”, afirmou.
O Programa Pré-Uneal, que foi selecionado pelo Ministério da Educação para receber R$ 170 mil para sua implementação, já realizou a primeira e segunda etapa que consistiram na oferta de um cursinho pré-vestibular para estudantes de escolas públicas e ainda aulas de reforço em português, matemática e química para turmas dos ensinos básico e médio.
O pedagogo Izael Ribeiro, da Escola Pontes de Miranda, no bairro Santa Edwiges, em Arapiraca, está participando da formação continuada. “Esta é uma oportunidade interessante para melhorar a formação do docente”, afirma o profissional. A opinião de Izael é ratificada pela professora Erivânia Nunes, da Escola de Tempo Integral Maria Cleonice. “A gente precisa ter acesso a novos recursos e à socialização com outros professores”, destacou.
Maria José Houly destaca ainda que a iniciativa visa contribuir para a melhoria do ensino básico em Arapiraca uma vez que português e matemática são um dos principais indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).