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Plano de modernização e inovação dá ‘nova cara’ à Imprensa Oficial

18/08/2014
Plano de modernização e inovação dá ‘nova cara’ à Imprensa Oficial
Novas máquinas foram adquiridas, investiu-se em tecnologia e, como reflexo, a Imprensa Oficial retomou poder competitivo (Fotos: Assessoria)

Novas máquinas foram adquiridas, investiu-se em tecnologia e, como reflexo, a Imprensa Oficial retomou poder competitivo (Fotos: Assessoria)

    Levar conteúdo cultural de qualidade ao público, democratizando o acesso à leitura. Com essa missão, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos (Cepal) tem aliado a busca pela modernização à vontade de inovar, ao ampliar suas ofertas de serviço no que se refere ao setor gráfico e de publicações, garantindo um atendimento de excelência à população alagoana que já se estende há mais de 100 anos.
Foi pensando em dar uma nova cara ao serviço que a Imprensa Oficial elegeu quatro grandes metas a serem trabalhadas, norteada pelo Conselho Administrativo, que é presidido pela secretária de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana. Em primeiro lugar, era preciso modernizar o parque gráfico: 19 novas máquinas foram adquiridas, investiu-se em tecnologia e o reflexo disso foi a retomada do poder competitivo.
Além disso, o alcance da publicação do Diário Oficial do Estado demandava mudanças. Inicialmente produzido em formato impresso, seu conteúdo não conseguia ultrapassar o público da capital. Com validação legal, o Diário agora é publicado em versão digital, o que facilitou a propagação da informação oficial nos demais municípios alagoanos e até fora do estado. “Essa ferramenta exigiu não só um investimento maquinário, mas a contratação de novos servidores que fizessem funcionar toda a logística de maneira eficaz e prezando sempre pela qualidade dos produtos,” explicou o diretor-presidente da Cepal, Moisés Aguiar.
Com previsão de término para setembro de 2014, a reforma do local onde funciona a instituição, em Maceió, que foi adquirido com recursos próprios, completa a lista de metas estabelecidas.
As transformações podem ser vistas em diversos campos da empresa. Com a aquisição de novas máquinas e a reformulação dos conteúdos produzidos, o mercado tem ganhado em competitividade com a presença de um órgão que soube harmonizar alta qualidade, preços baixos e curtos prazos. A nova dinâmica gráfica e editorial da Imprensa Oficial traz um novo olhar à informação, e além de propagar notícias de interesse público, fomenta a produção literária através de lançamentos da editora própria.
“Diante de todo o processo de modernização, conseguimos aumentar em torno de 40% a 50% a nossa produtividade. Ganhamos não apenas em competitividade, mas em qualidade e produção, passamos a fazer mais e melhor”, destacou a secretária Poliana Santana.

    Editora

Não só o setor gráfico foi palco de mudanças. Fruto desse processo inovador, a Editora da Imprensa Oficial, que está em funcionamento desde 2007, tem apostado na valorização da cultura local por meio de projetos que estimulam a leitura de qualidade para todos os públicos. Ciente da importância do seu papel de disseminador de valores junto à sociedade, o setor transmite identidades socioculturais ainda pouco difundidas dentro do estado por meio de temas variados, como o folclore, a música, o esporte ou o cinema.
O catálogo da editora é de agradar aos mais diferentes tipos de leitores, com livros e revistas produzidos por autores alagoanos ou radicados em Alagoas. A editora conta com um blog interativo, o Graciliano Online. Nele, o internauta encontra um jornalismo cultural factual, que reflete inovação e dinamismo ao estabelecer com o público o contato direto de uma linguagem imediatista, sem deixar de lado o destaque cultural.
Em paralelo ao sucesso do seu primeiro projeto – a criação da revista Graciliano, que hoje é produzida trimestralmente –, a editora lança dois editais anuais: o Coco de Roda, destinado a publicações para o público infantil, e o Programa de Incentivo à Cultura Literária (PICL), que aposta no lançamento de novos escritores alagoanos no mercado. Além disso, complementa suas atividades com reedições de obras sobre Alagoas e que já estão fora de catálogo.
“Nossa preocupação não é comercial. O projeto é pensado para a democratização da produção literária e da propagação do conhecimento da história sociocultural de Alagoas. Tentamos passar um conteúdo cultural que agregue valor à população de forma positiva, trazendo o olhar do público para o cenário local”, ressaltou a coordenadora editorial da Cepal, Janayna Ávila.

    Destaque nacional

Com participação em três edições da Bienal do Livro, a editora da Imprensa Oficial Graciliano Ramos vem ganhando espaço em âmbito nacional. Trazendo a proposta de debates literários e culturais, a participação em eventos de grande porte como a Bienal propicia oportunidade de manter contato direto com o público.
Com a edição nº 14 da revista Graciliano, que trata do artesanato e design alagoano, a editora venceu os prêmios Sebrae Alagoas e Braskem de Jornalismo. Em escala nacional, chegou a ser finalista dos prêmios Sebrae e HSBC de jornalismo, junto a vários outros nomes de destaque no ramo de edição e produção cultural.