Geral

Patrimônio Vivo de Alagoas ganha dois novos mestres

13/08/2014
Patrimônio Vivo de Alagoas ganha dois novos mestres

Mestra do Pastoril e Marechal Deodoro foi contemplada com o registro do Patrimônio Vivo (Foto: Divulgação)

Mestra do Pastoril e Marechal Deodoro foi contemplada com o registro do Patrimônio Vivo (Foto: Divulgação)

  Em reunião extraordinária o Conselho Estadual de Cultura (CEC) decidiu a inclusão de dois novos mestres da cultura popular alagoana para o Registro de Patrimônio Vivo da Alagoas (RVP/2014). Os novos mestres são Claudionor Teixeira Higino, santeiro de Penedo e Bertolina Nunes Barbosa, mestra de Pastoril, de Marechal Deodoro.
O edital Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas (RPV/2014) foi lançado em março e recebeu 49 inscritos de diversas manifestações culturais do Estado. Durante a reunião foi apresentado o relatório da Comissão aos conselheiros que deliberaram sobre a pauta.
Os membros do Conselho aprovaram por unanimidade a escolha dos mestres. Ronaldo Medeiros, membro do conselho, representando o Sebrae, destacou o momento importante do colegiado. “Esse é um momento feliz para a cultura quando iniciativas tanto para a cultura popular e para o audiovisual estão sendo consolidadas, com a decisão do Conselho, nomeando novos mestres fazedores da cultura alagoana”, afirmou.
Na reunião além do presidente do Conselho, Osvaldo Viégas estiveram presentes, entre outros, os representantes da Faculdade Fits, Sesc, Associação de Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal), Academia Alagoana de Letras, Sebrae, Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), e integrantes da Comissão Especial que avaliou os processos de inscrição do edital.
“A avaliação foi difícil por conta do grande número de inscritos, mas a cultura alagoana está bem representada com os escolhidos, principalmente, por mestres santeiros e de pastoril, atualmente, terem poucos representantes em atividade no Estado”, ressaltou a arquiteta Amália Abreu que participou da Comissão Especial.

   Audiovisual

Na ocasião a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realizou a entrega da premiação do edital III Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas.
Os prêmios foram entregues aos cinco projetos contemplados; ‘Dialetos’, da Núcleo Zero Publicidade e codireção Weber Sales e Wener Sales, ‘Noturnas’, de Matheus Araújo Nobre (Microempreendedor Individual – Mei) e direção Nivaldo Vasconcelos, ‘Atirou Para Matar’, da Staff Filmes e Produções e direção estreante Nuno Camilo Balduce, ‘Guerreiro de Pai pra Filho’, da associação Amigos de Piaçabuçu, com direção de Arilene Sandra Lyra de Castro e ‘Relicários de Zumba’, da Calunga Produções Audiovisuais e com direção também estreante de Vera Lúcia S. Oliveira.
Cada projeto recebe 30 mil reais de incentivo do Estado de Alagoas para produção de curta-metragem com duração de 15 a 20 minutos. Na ocasião os representantes dos projetos contemplados assinaram contrato para a produção dos filmes. A partir da entrega do prêmio os produtores terão um prazo de 120 dias para execução dos curtas.
Para a diretora de produção do filme ‘Atirou Para Mata’, Ismélia Tavares, o recebimento do prêmio viabiliza a efetivação do trabalho que já estava sendo construído. “Estamos felizes com o recebimento do prêmio, e agora iremos dar continuidade ao trabalho. Ainda teremos que rever questões como o recrutamento de alguns profissionais da área para continuar a produção”, afirmou.
Ainda segundo, Ismélia e Luiz Fernando da Staff Filmes que representaram Nuno Balduce; apesar de ser estreante, o diretor do filme é bastante dinâmico, com muitas cenas de ação e falas, tratando de diversas temáticas em especial violência e o jornalismo. “O diretor estreante é um pesquisador da sétima e está bastante entusiasmado em ter sido contemplado”, relatou.
Para Weber Sales, o curta ‘Dialetos’ é todo concebido para animação. “Vamos prosseguir com o projeto e esperamos concluir em tempo hábil, visto que dependia deste recurso. Será um grande desafio técnico e de produção, pois envolve um número grande de profissionais”, salientou.